A sexta geração do Nissan Micra está a chegar e, pela primeira vez, saiu para as estradas. Aconteceu na cidade de Roterdão, nos Países Baixos, numa demonstração dinâmica a poucos meses de chegar ao mercado. O compacto é, agora, totalmente elétrico.
Assente na plataforma AmpR, o automóvel tem duas opções de bateria: de 40 kWh com autonomia de até 317 km (ciclo WLTP) e de 52 kWh cuja autonomia pode chegar aos 416 km.
É possível recorrer a carregamento rápido até 100 kW (repondo a carga dos 15 aos 80 por cento em 15 minutos), para além de utilizar a capacidade Vehicle-to-Load (V2L) do automóvel. A integração Vehicle-to-Grid (V2G) chegará em breve.
Versátil, o novo Nissan Micra tem suspensão traseira multi-link e um peso de apenas 1.500 kg. É anunciado com um comportamento dinâmico e como um carro divertido de conduzir.
Apesar de ser um carro compacto de dimensões mais reduzidas adequadas a estradas estreitas, tem um desenho inspirado pelos SUV. As jantes medem 18 polegadas.
Interior
O condutor senta-se numa posição baixa, num habitáculo que inclui dois ecrãs digitais de 10,1 polegadas - um atrás do volante que serve como painel de instrumentos e um central tátil para as funções de navegação, áudio e telefónicas. O porta-bagagens pode levar 326 litros (capacidade expansível até 1.106 litros com rebatimento dos bancos traseiros).
Há três acabamentos diferentes para o interior (Modern, Audacious e Chill), assim como a opção de 48 cores para a iluminação ambiente ajustável. Alguns elementos fazem referência às tradições e cultura japonesas, como o contorno do Monte Fuji no espaço de armazenamento entre os bancos da frente.
Tecnologia a bordo
O automóvel está equipado com serviços Google, incluindo navegação (Google Maps) e controlo por voz. A aplicação NissanConnect permite configurar a temperatura interior, verificar o estado da bateria e do carregamento à distância, para além de planear itinerários com paragens de carregamento.
Entre os sistemas de assistência à condução e de segurança, encontram-se cruise control adaptativo, ajuda ao estacionamento, aviso de saída de faixa, travagem de emergência autónoma e assistência de manutenção de faixa de emergência.
Clíodhna Lyons, vice-presidente regional para planeamento de produtos da Nissan AMIEO, afirmou: "O desempenho dinâmico, ágil e confortável do novo Micra está a ter a sua primeira experiência nas estradas europeias. Com até 416 km de autonomia e 100 kW de carregamento rápido, tenho a certeza de que os condutores sortudos ao volante irão apaixonar-se com este novo modelo. E com um novo design lúdico e audacioso, tenho a certeza que também chamará à atenção".
Leia Também: Nissan negoceia corte de empregos na Europa