A Volkswagen levou à IAA Mobility em Munique a nova gama de carros elétricos compactos urbanos e familiares, mostrando um forte investimento neste tipo de tecnologia.
No LinkedIn, o diretor-executivo da VW Passenger Cars, Thomas Schäfer, fez questão de abordar a questão dos automóveis elétricos: "Sejamos claros. A mobilidade elétrica no segmento dos volumes não é opcional. É essencial".
Segundo o alemão, apesar de se estar a atravessar uma fase de transição com várias tecnologias a serem exploradas, modelos 100 por cento elétricos são a única solução possível: "As unidades motrizes híbridas ainda estão disseminadas e continuarão a ter um papel no curto e no médio prazo. Combustíveis alternativos e células de combustível também podem contribuir para nichos específicos. Mas, no que toca a alcançar os objetivos climáticos no setor dos transportes, o único caminho viável a seguir é a eletrificação total - em especial no segmento de volume".
As condições que Schäfer quer
Posto isto, Thomas Schäfer pede uma "abordagem realista" no que toca às metas climáticas da União Europeia - que, na sua forma atual, preveem permitir apenas carros novos que sejam totalmente elétricos a partir de 2035.
O dirigente da Volkswagen defendeu: "A flexibilidade tem de ser concebida de forma a que os objetivos climáticos gerais sejam alcançáveis. Precisamos de condições fiáveis e previsibilidade - para a indústria, para fornecedores e para clientes. Isso inclui um caminho regulador claro, mas também uma rápida implantação de infraestrutura de carregamento e preços da energia competitivos. Sem isto, nem os melhores produtos podem atingir o seu potencial total".
Da parte do construtor de Wolfsburgo, há uma garantia: "Estamos a fazer a nossa parte: a investir em plataformas escaláveis, produção eficiente e cadeias de abastecimento europeias fortes. Porque o futuro da mobilidade tem de ser construído aqui, e tem de ser construído para todos", disse Thomas Schäfer.
VW elétricos: O que há e o que está por vir?
A Volkswagen tem uma ampla oferta de carros elétricos na sua gama atual. A 'família' ID. tem membros ilustres como o ID.3, ID.4, ID.5, ID.6 ou ID.7, assim como a peculiar carrinha ID. Buzz.
No futuro, mais modelos se juntarão: como o ID. Polo e o ID. Polo GTI e o ID. Cross, anunciados já para 2026. Para 2027, está previsto o ID. 1, para substituir a variante elétrica do Up.
Ao mesmo tempo, o fabricante está a apostar num reposicionamento, dotando os modelos elétricos de nomes conhecidos da sua gama a combustão - como mostram os primeiros exemplos anunciados (ID. Polo e ID. Cross).
Leia Também: Volkswagen anuncia novo rumo sob o mote 'True Volkswagen'