São 48 os modelos que concorrem ao prémio Carro Mundial do Ano 2026. O galardão foi atribuído ao Kia EV3 na última edição, e a marca sul-coreana é uma das várias que está a concurso. Os vencedores serão anunciados a 1 de abril do próximo ano durante o Salão Internacional de Nova Iorque.
Segundo o site oficial, são elegíveis modelos com a produção de pelo menos 10.000 unidades por ano e preços inferiores aos dos segmentos de luxo nos seus principais mercados. Também têm de ser vendidos em pelo menos dois grandes mercados e dois continentes separados entre 1 de janeiro de 2025 e 30 de março de 2026.
A quase meia centena de carros candidatos está a ser avaliada por um júri com membros 'dos quatro cantos do mundo': a Europa está amplamente representada, tal como a China e a Ásia no geral, mas há jurados de África, América do Norte e América do Sul.
De destacar os múltiplos candidatos inscritos por fabricantes chineses (são 24 em 48, metade), mas também não faltam algumas das marcas mais conhecidas de todo o mundo.
A Xiaomi, que entrou no negócio dos carros no ano passado, conseguiu chegar ao lote final de nomeados com o seu 'fastback' desportivo elétrico SU7.
A Kia, vencedora do prémio no ano passado, concorre com três modelos - incluindo o EV4 - o primeiro automóvel 100 por cento elétrico que a marca sul-coreana vai construir na Europa.
Calendário dos prémios
Antes do anúncio dos vencedores a 1 de abril de 2026, o processo de seleção do Carro do Ano tem várias etapas. Para já, decorrem os 'test drive' dos modelos candidatos. A 6 de janeiro, são revelados os top 10 do Carro do Ano e top 5 das categorias
Há, então, uma segunda fase de 'test drives' até que, a 3 de março, é anunciado o top três do Carro do Ano.
Para além do Carro Mundial do Ano, são também escolhidos os vencedores de diferentes categorias: Carro de Desempenho, Carro de Luxo, Carro Urbano, Carro Elétrico e Design de Carro do Ano.
Nomeados
Numa primeira fase do concurso, um painel de cinco designers altamente respeitados globalmente teve como missão fazer a escolha da lista curta de candidatos.
Foram eles Anja Bracht (Universidade de Pforzheim, Alemanha), Gert Hildebrand (Proprietário da Hildebrand-Design, na Alemanha), Tom Matano (Universidade da Academia de Artes nos EUA e antigo diretor de design da Mercedes), Victor Nacif (diretor criativo da Brojure.com e professor de design na Nova Escola de Arquitetura e Design, nos EUA); e Shiro Nakamura (japonês, que é diretor-executivo da Shiro Nakamura Design Associates).
- Alfa Romeo Junior
- Baojun Yep Plus
- BAW 212 T01
- Beijing BJ30
- BMW 2 Series Gran Coupé
- BMW iX3
- BYD Seal 6 DM-i
- BYD Xia / M9
- Cadillac Optiq
- Changan Deepal S05
- Citroën C3 Aircross
- Citroën C5 Aircross
- Denza B5
- Firefly
- Forthing 9
- GAC Aion UT
- GAC Aion V
- Honda Prelude
- Hongqi EH7
- Hongqi EHS7
- Hyundai Ioniq 9
- Hyundai Palisade
- Hyundai Venue
- Jaecoo 5
- KGM Actyon
- Kia EV4
- Kia EV5
- Kia PV5
- Leapmotor B10
- Lynk & Co 02
- Lynk & Co 08
- Mazda 6e
- Mercedes-Benz CLA
- MG IM5
- MG IM6
- MG S5 EV
- Nissan Kicks
- Nissan Leaf
- Omoda 9
- Opel Grandland
- Skoda Superb
- Smart #5
- Subaru Forester
- Suzuki e Vitara
- VinFast VF 6
- Wuling Binguo
- Xiaomi SU7
- Zeekr 7X
Leia Também: Europa propõe carros pequenos baratos para enfrentar concorrência chinesa