A estação de serviço da BP perto da saída da A33 para o Seixal/Sesimbra já tem em funcionamento um sistema de carregamento ultrarrápido pioneiro na Europa.
Este trata-se do primeiro de 1.000 kW com capacidade modular com módulos centralizados aberto ao público no continente, segundo a Iberdrola | bp pulse, para além de ser o mais potente em Portugal.
É possível carregar até quatro veículos em simultâneo, com a potência imediata por cada ponto de carregamento a atingir os 600 kW (com preparação para ir até aos 1.000 kW anunciados). Há gestão inteligente em incrementos de 62,5 kW, segundo se lê no LinkedIn oficial da Iberdrola | bp pulse.
Ricardo Pacheco, country manager do conglomerado em Portugal, afirmou: "Com o sistema de carregamento de 1.000 kW, não só aceleramos os tempos de carregamento, como também elevamos a experiência do utilizador a um novo patamar".
Mercado de veículos elétricos cresce em Portugal
A abertura deste sistema de carregamento acontece numa altura em que a mobilidade elétrica continua a ganhar espaço em Portugal.
Nos primeiros oito meses do ano, foram matriculados 31.723 novos automóveis de passageiros totalmente elétricos em Portugal, num aumento de 26,8 por cento face ao mesmo período de 2024.
Os dados são da ACAP - Associação Automóvel de Portugal. Também registam um crescimento de 33,2 por cento do mercado de veículos eletrificados em agosto e de 35,1 por cento no total de janeiro até agosto.
Por outro lado, a Mobi.E dá conta de uma subida de 48 por cento no número de carregamentos de carros elétricos em Portugal de janeiro a agosto deste ano face ao período homólogo de 2024 - num total de mais de 5,6 milhões.
Leia Também: Mercado de veículos eletrificados cresce 35% até agosto