O futuro de Miguel Oliveira no motociclismo pode estar perto de ficar definido. Sem espaço no MotoGP depois da saída da Pramac Yamaha, o próximo destino parece ser a BMW no Mundial de Superbike… de onde Toprak Razgatlioglu sairá para a Pramac no MotoGP.
Segundo o site alemão Speedweek, a equipa do construtor bávaro já tem um entendimento verbal com Oliveira, que só precisa de ser redigido, aprovado internamente e assinado.
A mesma formação já confirmou Danilo Petrucci como um dos seus pilotos para a temporada de 2026, com Michael van der Mark de saída após cinco anos como piloto BMW.
Cinco vitórias no MotoGP
De referir que, desde que em 2019 se estreou no MotoGP, Miguel Oliveira alcançou cinco vitórias na classe rainha, onde chegou a ser piloto de fábrica da KTM em 2021 e 2022.
O seu percurso começou na Tech3, onde esteve nos seus dois primeiros anos antes de se juntar à formação de Mattighofen. Depois, em 2023 e 2024 esteve nas equipas satélite da Aprilia (RNF e Trackhouse, respetivamente), antes de chegar à Pramac Yamaha este ano.
O português que competiu pela BMW nas Superbike
Embora não seja habitual, as cores portuguesas já foram representadas no pelotão do Mundial de Superbike a tempo inteiro. Miguel Praia esteve na categoria em 2004 e 2005, alcançando o seu melhor resultado logo na primeira corrida - um 13.º lugar.
O antigo piloto algarvio fez um percurso a tempo inteiro no mesmo paddock até 2011, mas desceu às Supersport - onde o seu melhor resultado foi um sexto lugar alcançado em 2010.
Mais recentemente, Ivo Lopes fez participações esporádicas no Mundial de Superbike entre 2023 e este ano. Chegou a passar pela equipa de fábrica da BMW como substituto de pilotos lesionados, enquanto em 2024 e 2025 fez o mesmo na MIE Racing Honda.
Leia Também: Miguel Oliveira alcança melhor resultado da época no GP da Catalunha