Mil milhões de euros. É este o valor a que pode chegar o investimento da Volkswagen em tecnologias de Inteligência Artificial até ao fim desta década. Os ganhos potenciais até 2035 podem ser quatro vezes superiores.
Em comunicado, o diretor de IT da Volkswagen, Hauke Stars, afirmou durante a IAA Mobility em Munique: "Para nós, a IA é a chave para maior velocidade, qualidade e competitividade, em toda a cadeia de valor, desde o desenvolvimento de veículo até à produção".
O investimento planeado abrange o desenvolvimento de automóveis com apoio da Inteligência Artificial, mas também aplicações industriais e expansão de infraestruturas tecnológicas de alto desempenho.
O objetivo da Volkswagen passa por "deixar disponíveis aos clientes mais rapidamente veículos e inovações", cimentando também a sua posição em termos de tecnologia: "A nossa ambição é acelerar o nosso desenvolvimento de veículos atrativos e inovadores e trazê-los aos nossos clientes mais rapidamente do que nunca. Para conseguir isto, empregamos IA com propósito: escalável, responsável e com benefícios industriais claros. A nossa ambição é não ter processos sem IA", disse Hauke Stars.
Neste momento, o Grupo Volkswagen já tem mais de 1.200 aplicações de Inteligência Artificial, com várias centenas na calha para a implementação. O investimento previsto até 2030 pode chegar aos mil milhões de euros, sendo que o conglomerado alemão espera ganhos de eficiência e oportunidades de redução de custos de até quatro mil milhões de euros até 2035.
Colaborações industriais na IA
Neste investimento em Inteligência Artificial, o Grupo Volkswagen também está disposto a ter colaborações chegadas com parceiros tecnológicos e industriais. Encontra-se a explorar o potencial do Large Industry Model, um modelo industrial de IA com base em fabrico, desenho e processamento de dados reais das empresas participantes.
No entender da firma alemã, o conhecimento de processo industrial coletivo pode ser usado de forma a treinar um modelo de IA que traga benefícios vários - incluindo ao nível de eficiência logística e controlo de processos.
A VW aponta a Catena-X, a primeira plataforma aberta para todo o setor automóvel (entre outros) que permite um intercâmbio de dados seguro entre todos os envolvidos. Desde os construtores a fornecedores. Além da Volkswagen, há outros fabricantes automóveis fundadores da iniciativa, tal como empresas que incluem a SAP e a Siemens.
Leia Também: Volkswagen anuncia novo rumo sob o mote 'True Volkswagen'