Chegou o carro elétrico a bateria mais veloz da Opel. É o novo Opel Mokka GSE, cuja estreia global aconteceu esta segunda-feira (8 de setembro) na IAA Mobility em Munique.
Para além desta estreia, o construtor já disponibilizou o novo modelo para encomenda, com preços a partir dos 47.300 euros. Os primeiros exemplares devem ser entregues no início do próximo ano.
O Opel elétrico mais rápido de sempre
O novo Opel Mokka GSE é o elétrico de produção em série mais potente de sempre do fabricante - tanto como o GSE Rally de competição. Atinge, assim, os 207 kW/281 cv de potência e os 345 Nm de binário. A velocidade máxima situa-se nos 200 km/h, enquanto a aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 5,9 segundos.
A alimentar o motor está uma bateria de iões de lítio de 54 kWh. Não existem dados sobre a autonomia, mas sabe-se que os consumos anunciados são de 18,5 kWh por 100 quilómetros (ciclo de ensaio WLTP). Assim, fazendo as contas, poderá ser pouco inferior a 300 quilómetros. A bateria e o motor, tal como o inversor e os cabos elétricos, derivam do Mokka GSE Rally.
O condutor pode escolher entre três modos de condução conforme as características que pretende: Normal, Sport (mais desportivo) e Eco (que privilegia a economia).
Mais inspiração na competição
O novo Opel Mokka GSE© Opel Automobile GmbH
O novo Opel Mokka GSE de produção tem outros elementos inspirado no seu homólogo de ralis - como o diferencial autoblocante Torsen ou os eixos especiais e os amortecedores hidráulicos duplos. Já a direção desenvolvida para este modelo, chassis e travões (com pinças amarelas que se destacam) estão idealizados para terem um caráter desportivo.
As novas jantes de liga leve de 20 polegadas têm um desenho otimizado do ponto de vista aerodinâmica e 'calçam' pneus Michelin Pilot Sport EV 225/40 R20 - exclusivos do Mokka GSE entre a gama Opel.
Interior
Opel Mokka GSE, posto de condução© Opel Automobile GmbH
Os bancos do condutor e do passageiro GSE Performance estão revestidos a Alcantara e têm os apoios de cabeça integrados. Encontram-se pedais desportivos em alumínio e um volante aquecido achatado na parte superior e inferior.
Um ecrã digital de dez polegadas exibe as informações necessárias e é amplamente personalizável. Ao centro, encontra-se um ecrã tátil a cores, que acolhe o sistema de navegação e não só.
O carro está equipado com aquecimento regulável dos bancos e possibilita o carregamento por indução de smartphones compatíveis com esta tecnologia.
Há, também, uma câmara traseira de 180º, assistente de velocidade automático e assistente ativo de manutenção na faixa de rodagem, para além de faróis Intelli-Lux Matrix que previnem encadeamento.
Leia Também: Do Experimental GT ao Corsa GSE Vision GT, 60 anos de 'concepts' da Opel