A Dacia anunciou novas motorizações para dois dos seus modelos de maior sucesso - o Bigster e o Duster. Uma delas é comum para ambos e estará disponível para encomenda ainda este ano.
Hybrid-G 150 4x4
O motor hybrid-G 150 4x4 é de tração integral, 'mild hybrid' e bi-fuel (gasolina/GPL), estando disponível para encomenda até ao fim do ano. No Bigster e no Duster, o conjunto inclui propulsor de 1,2 litros tem 140 cv de potência no eixo dianteiro e motor elétrico com 31 cv de potência atrás - ou seja, a potência combinada atinge 154 cv.
A caixa é automática de dupla embraigem e seis velocidades. O motor elétrico está associado a uma caixa de duas velocidades em estreia, com eixo traseiro desacoplável. Outra novidade para um Dacia é a possibilidade de alterar as trocas na caixa de velocidade de dupla embraiagem através das patilhas no volante.
Os automóveis têm dois depósitos de combustível, cada um com 50 litros de capacidade (um para gasolina, outro para GPL), sendo a autonomia de até 1.500 km (ciclo WLTP).
A esta motorização estão associados seis modos de condução, para uma eficiência ideal a cada momento: Auto, Eco, Neve, Lama/areia, Bloqueio e Hill Descent Control (disponível entre 4 e 30 km/h de velocidade).
Motorizações renovadas para o Duster
Dacia Bigster Hybrid-G 150 4x4© Renault SAS
O Dacia Duster tem outras três motorizações renovadas: a hybrid 155 no lugar da 140, a 'mild hybrid' 140 rende a 'mild hybrid' 130 e a Eco-G 120 ocupa o espaço da Eco-G 100. A gama tem, pois, mais potência em todos os seus níveis. Estas juntam-se à opção hybrid-G 150 4x4 que abordámos anteriormente.
- Hybrid 155: Já equipava o Bigster e chega agora a este modelo. Combina um motor a gasolina de quatro cilindros que tem 109 cv de potência com dois motores elétricos (um de 50 cv e outro motor de arranque/gerador de alta tensão), bateria de 1,4 kWh e caixa de velocidades elétrica automática com quatro velocidades para o motor de combustão interna e duas para os motores elétricos. Não há embraiagem e existe função de travagem regenerativa. Em cidade, é possível rodar em modo totalmente elétrico até 80 por cento do tempo.
- ‘Mild hybrid 140’: Tem um motor turbo a gasolina de 1,2 litros e três cilindros e sistema 'mild hybrid' de 48 volts. A caixa é manual de seis velocidades. A travagem regenerativa permite recuperar 0,8 kWh de carga da bateria.
- Eco-G 120: Esta motorização a GPL é 20 cv mais potente do que a antecessora (atinge 120 cv), emitindo em média menos dez por cento de dióxido de carbono do que um motor a gasolina equivalente. A autonomia pode chegar aos 1.380 km, graças aos dois depósitos de combustível - um com 50 litros para gasolina e outro com a mesma capacidade para GPL. A mudança entre cada tipo de combustível é feita através do painel de instrumentos.
Dacia Duster também terá novidades estéticas
Para além dos novos motores, que estarão disponíveis ainda este ano, o Dacia Duster renova o interior com estofos exclusivos para a versão Jersey e um banco do condutor com ajuste lombar.
A variante Jersey tem regulador de velocidade adaptativo de série, sendo este um equipamento opcional para a versão Extreme - que surge, ainda, com novas jantes em liga leve escurecidas.
Leia Também: Dacia tem nova diretora-executiva, vinda da Mercedes