Está já a ser produzido o novo Volvo ES90 para a Europa. O carro totalmente elétrico foi revelado em março deste ano, estando já disponível para encomenda em vários mercados - incluindo Portugal, com preços a partir dos 72.945 euros.
Francesca Gamboni, diretora de operações industriais na Volvo Cars, afirmou em comunicado: "O ES90 totalmente elétrico é um grande marco nos passos da Volvo Cars para a nova era da segurança, sustentabilidade e tecnologia centrada no ser humano. Com a produção agora em curso, reafirmamos o nosso compromisso para com um futuro totalmente eletrificado e mostramos a nossa capacidade de inovar e ir ao encontro dos pedidos dos clientes".
O novo Volvo ES90 em resumo
Este é um sedã premium totalmente elétrico com três níveis de equipamento (Core, Plus, Ultra) e outras tantas opções de motorização, assente na arquitetura SPA2. Faz a estreia de uma nova tecnologia de 800 volts.
Há uma opção de motor único e autonomia alargada, com tração traseira e potência de 333 cv, podendo ter um autonomia em ciclo combinado WLTP de até 647 km. A bateria é de 92 kWh e, em carregamento rápido, demora 22 minutos a repor a carga dos 10 aos 80 por cento.
Com dois motores e tração traseira, o carro chega aos 449 cv de potência e a uma autonomia combinada de até 700 km. Há, ainda, a opção de dois motores e tração integral, na qual a potência chega aos 680 cv e a autonomia pode atingir os 700 km. Estas variantes têm em comum a bateria de 106 kWh, recarregável dos 10 aos 80 por cento em 22 minutos (carregamento rápido).
A silhueta de coupé, o desenho eficiente do ponto de vista aerodinâmico ou o portão traseiro ao estilo de 'hatchback' são algumas das características mais marcantes. Há quatro designs de jantes e três tamanhos à escolha (20, 21 e 22 polegadas).
Não faltam os faróis com a característica assinatura 'Martelo de Thor' à frente, enquanto os farolins traseiros LED têm um formato de 'C'. Em termos de cores exteriores, há um total de sete disponíveis.
Por dentro, encontra-se um ecrã central de 14,5 polegadas e, à frente do condutor, um painel de instrumentos dá acesso às informações essenciais. O porta-bagagens tem uma capacidade de até 446 litros.
O carro surge não só com climatização de quatro zonas, como também com purificação de ar, para além de ter um tejadilho panorâmico ou câmara de visão traseira 360º entre muitas outras ajudas à condução e sistemas de segurança. A distância entre eixos superior a três metros dá um generoso espaço de pernas aos passageiros de trás.
Leia Também: Saiba quando será desvendado o novo Volvo EX60