O Cupra Terramar America's Cup esteve esta semana em Lisboa numa iniciativa que o levou a deslizar sobre as águas do rio Tejo - um desafio da marca espanhola com o 'Cristo-Rei' e a Ponte 25 de Abril como pano de fundo. Chegou, agora, a Portugal depois de o modelo único se ter exibido noutras cidades europeias.
O carro tem como inspiração a edição de 2024 da Taça América em vela, à qual a Cupra esteve associada. O modelo desportivo foi concebido, segundo o construtor, "para simbolizar a ambição da Cupra em ir além dos limites convencionais da indústria automóvel".
Como é que o Cupra esteve a deslizar no rio?
A Cupra colaborou com engenheiros náuticos da Brave Boats e da Vetus para criar uma plataforma que sustenta o Cupra Terramar America's Cup e levá-lo às águas, sem dispensar a sua silhueta. O painel de instrumentos também é diferente, integrando modos de navegação.
Ou seja, não é um veículo anfíbio e muito menos um barco, mas sim um carro muito modificado para poder deslizar em cima de um curso de água - sem perder as suas funcionalidades originais. O processo de adaptação passou por testes rigorosos e simulações, com o carro assente numa plataforma parecida a um trimarã que pode levar até 2.500 kg. A Vetus Spain forneceu o motor, propulsores de proa e popa, escape, combustível e soluções de direção, integrando tudo dentro da plataforma e do habitáculo adaptado.
Enrique Madruga, responsável pela equipa de Carros Especiais no Centro de Protótipos e Pré-Série, explicou em comunicado: "A manobragem eletrónica e os controlos de propulsão, especialmente concebidos para barcos, foram integrados no 'cockpit' do condutor e são independentes do carro. Estas modificações garantem uma transição fácil entre as funções do carro e a plataforma, permitindo navegar na água diretamente dentro do veículo, enquanto se mantêm intactas as restantes funções do carro".
Leia Também: 'Showcar' Cupra Tindaya será revelado no salão de Munique