Faltam cerca de três anos para chegar o primeiro modelo de produção em série da BMW alimentado a hidrogénio. Será em 2028, e as preparações e adaptações necessárias na fábrica em Styer já estão a decorrer.
O construtor começou a apostar no hidrogénio em 2014 no 535iA, com um sistema de células de combustível fornecido pela Toyota. Avançou, depois, para a segunda geração na frota piloto do iX5 Hydrogen e, agora, desenvolve um sistema completo - cujas células individuais são da Toyota.
Segundo a BMW, o sistema propulsor para carros de passageiros é desenvolvido em conjunto com o construtor japonês. Os dois fabricantes colaboram na tecnologia central das células de combustível para aplicar em automóveis de passageiros e comerciais.
Esta terceira geração da tecnologia de células de combustível da BMW tem um design mais compacto, com o espaço ocupado reduzido em cerca de 25 por cento graças a uma densidade energética muito maior. Também pode ser integrada em futuras arquiteturas de veículo e tem componentes otimizados, enquanto a eficiência e a autonomia crescem consideravelmente.
Os planos de produção
Atualmente, o Grupo BMW já está a produzir protótipos dos sistemas de células de combustível altamente eficientes no centro de competência em Munique. A produção de protótipos visa, sobretudo desenvolver e validar os processos de montagem e de teste.
A nova geração de sistemas de célula de combustível da BMW será produzida a partir de 2028 na fábrica do Grupo BMW em Steyr. Está a ser preparada com novos bancos de ensaios e infraestruturas de produção, entre outras modificações nos edifícios.
Quanto a componentes chave para as células de combustível, serão fabricados na unidade de Landshut. A BMW prevê começar a construir novo equipamento para a produção em série do BMW Energy Master específico para hidrogénio em maio do próximo ano.
O BMW Energy Master assegura o controlo no fornecimento de energia ao veículo entre os 400 e os 800 volts de tensão, para além de ser uma interface para os dados da bateria de alta voltagem. Os primeiros protótipos específicos para hidrogénio serão produzidos em meados de 2026 em Dingolfing.
Leia Também: Já há três milhões de carros do Grupo BMW eletrificados