Procurar

Isack Hadjar foi o terceiro a estrear-se no pódio da F1 em três meses

Pela primeira vez desde 2020, pelo menos três pilotos estrearam-se no pódio de corridas de Fórmula 1 no mesmo ano. Isack Hadjar foi o terceiro a consegui-lo, no GP dos Países Baixos do último domingo.

Isack Hadjar foi o terceiro a estrear-se no pódio da F1 em três meses

© Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

Bernardo Matias
02/09/2025 20:09 ‧ há 7 horas por Bernardo Matias

Isack Hadjar foi a grande surpresa do GP dos Países Baixos de Fórmula 1, ao alcançar o terceiro lugar depois de uma prestação consistente em que foi quarto desde o início. O abandono de Lando Norris (McLaren) perto do fim promoveu-o a terceiro.

 

Assim, o francês da Racing Bulls foi o terceiro piloto diferente a estrear-se num pódio da classe rainha este ano - e isto num espaço de menos de três meses. A 15 de junho, foi Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) com o terceiro posto no GP do Canadá.

Depois, no GP da Grã-Bretanha a 6 de julho, foi o veterano Nico Hülkenberg (Sauber) a conseguir o mesmo resultado, antes de Hadjar fazê-lo a 31 de agosto no GP dos Países Baixos.

A última vez que três pilotos tinham feito o seu primeiro pódio na F1 durante a mesma época foi em 2020: Lando Norris (Áustria), Alexander Albon (Toscana) e Esteban Ocon (Sakhir).

Algo similar aconteceu no ano anterior (2019), quando ficaram no top três de corridas pela primeira vez Charles Leclerc (Bahrein), Carlos Sainz e Pierre Gasly (Brasil).

O ano da história recente com mais pilotos a estrearem-se no pódio da F1 foi 2012, com quatro: Sergio Pérez (Malásia), Romain Grosjean (Bahrein), Pastor Maldonado (com vitória em Espanha) e Kamui Kobayashi (Japão).

Mais de 200 pilotos subiram ao pódio na F1

Ao longo de mais de 75 anos, já 219 pilotos conseguiram, pelo menos, um resultado de top três na Fórmula 1. Hadjar é o mais recente a consegui-lo, numa lista que inclui naturalmente os grandes campeões da história, mas não só.

Um dos pilotos que logrou um pódio foi o português Tiago Monteiro, no peculiar GP dos Estados Unidos da América de 2005 em que apenas seis carros arrancaram.

Leia Também: Piastri foi o 27.º da história da Fórmula 1 a alcançar feito raro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10