Procurar

Primeiro 'Audi chinês' já começou a ser produzido

Em parceria com a SAIC, a Audi tem, agora, uma marca dedicada em exclusivo ao mercado chinês. O AUDI E5 Sportback é o primeiro modelo, que já começou a ser produzido.

Primeiro 'Audi chinês' já começou a ser produzido

© Audi AG

Bernardo Matias
02/09/2025 07:20 ‧ há 6 horas por Bernardo Matias

Auto

Audi

No ano passado, a Audi anunciou uma nova submarca de carros elétricos para a China em parceria com a SAIC - sua homónima, estilizada como AUDI e sem os quatro anéis numa identidade diferente e dedicada àquele país.

 

O AUDI E5 Sportback é o primeiro modelo lançado sob esta designação e já começou a ser produzido. As primeiras entregas estão previstas já para este mês, estando a decorrer as pré-reservas.

A produção dos modelos AUDI decorre na fábrica SAIC Volkswagen em Anting, com cerca de 700 pessoas envolvidas no processo. As operações desta unidade fabril são muito automatizadas e estão equipadas com tecnologias de ponta e um sistema de gestão de produção totalmente digitalizado.

Mais de 780 cv de potência

Este automóvel é um 'fastback' dinâmico com até 579 kW (787 cv) de potência - na variante com quatro motores elétricos, um em cada roda, e tração integral quattro. Esta acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos. Há, igualmente, versões de 220, 300 e 425 kW, com tração traseira ou integral.

A bateria tem até 100 kWh de capacidade e uma autonomia que pode estender-se até 770 km (ciclo CLTC). O carregamento ultra rápido permite recuperar 370 km e cerca de dez minutos.

Este carro está assente na nova Plataforma Digitalizada Avançada, sendo conectado. Há atualizações over-the-air (OTA), tendo igualmente um vasto leque de recursos de assistência à condução Audi 360 Assisted Driving com base em tecnologia LiDAR. São os casos do cruise control adaptativo, monitores de segurança ativa ou assistência ao estacionamento, por exemplo.

O design exterior reflete a linguagem típica da Audi e reimagina alguns elementos, tendo linha elegantes, minimalistas e dinâmicas. A dianteira tem um design totalmente novo, com uma grelha 'Singleframe' reinterpretada naquela que é designada como 'AUDI Light Frame'. A traseira é, igualmente, nova. Os logótipos são iluminados e os faróis dianteiros possuem tecnologia Matrix LED.

Por dentro, há materiais de luxo e um desenho que aposta em camadas horizontais. Estão incluídas saídas de ar inteligentes escondidas, difusor de fragrâncias, ecrã curvo panorâmico de 27 polegadas de um lado ao outro do tablier, tejadilho panorâmico em vidro com escurecimento automático e até inserções de madeira em formato de lamela tridimensional, inspiradas pela arquitetura contemporânea.

Leia Também: Novo Audi Q3 chega em outubro. Um híbrido nas versões SUV e Sportback

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10