Procurar

Rovanperä lidera Rali do Paraguai após primeiro dia com reviravoltas

O piloto finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) fechou hoje na liderança o Rali do Paraguai, 10.ª prova do Campeonato do Mundo (WRC), após um primeiro dia completo de competição, pautado por reviravoltas emocionantes.

Rovanperä lidera Rali do Paraguai após primeiro dia com reviravoltas

© Getty Images

Lusa
29/08/2025 23:38 ‧ há 6 horas por Lusa

"Tentei andar limpo, mas o carro escorregava muito, foi difícil chegar e manter a liderança. As diferenças são curtas e amanhã será outro dia de luta", afirmou o bicampeão mundial, no final da etapa, depois de somar uma vantagem de 7,1 segundos sobre Adrien Fourmaux (Hyundai i20).

 

O piloto francês da marca sul-coreana foi um dos protagonistas do dia, mas sofreu dois furos no decorrer da tarde, um deles a apenas 3,5 quilómetros do final da penúltima especial, que o obrigaram a ceder a liderança da prova, embora mantendo-se próximo de Rovanperä e em posição de discutir a vitória.

Em terceiro terminou o estónio Ott Tänak (Hyundai i20), que recuperou mais de uma dezena de segundos ao longo da tarde e fechou a apenas 8,1 do comando, consolidando a presença da Hyundai na luta pelos primeiros lugares.

Já o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris), penalizado de manhã por um furo que o fez perder cerca de 40 segundos, reagiu com duas vitórias em especiais da tarde e concluiu o dia em quarto, a 17,8 segundos do compatriota Fourmaux, prometendo ainda discutir o pódio.

O galês Elfyn Evans (Toyota Yaris), atual líder do campeonato, terminou em quinto, a 21,1 segundos do colega de equipa, sem conseguir acompanhar o ritmo da frente, enquanto o belga Thierry Neuville (Hyundai i20) não evitou um erro na penúltima especial e caiu para o sexto lugar, a 25,7 segundos da liderança.

Mais atrás, Josh McErlean (Ford Puma) foi sétimo, já a mais de um minuto, e o jovem finlandês Sami Pajari (Toyota Yaris), depois de um arranque positivo, caiu para oitavo após um furo que lhe custou mais de dois minutos e Takamoto Katsuta (Toyota Yaris) abandonou após embater numa árvore.

Na categoria WRC2, o francês Yohan Rossel (Citroën C3) assumiu o comando, depois de um dia também marcado por incidentes. Oliver Solberg (Toyota GR Yaris) perdeu a liderança após um furo, enquanto o paraguaio Diego Domínguez (Toyota GR Yaris) chegou a comandar, mas terminou atrás de Nikolay Gryazin (Skoda Fabia), segundo classificado, a 9,1 segundos de Rossel.

No sábado disputam-se sete provas especiais, num total de 142 quilómetros cronometrados.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10