Procurar

Nissan GT-R sai de produção após 18 anos: "Não é um adeus para sempre"

O Nissan GT-R R35 deixa de ser produzido, 18 anos depois de ser introduzido no mercado. A última unidade saiu recentemente da linha de montagem do construtor japonês em Tochigi.

Nissan GT-R sai de produção após 18 anos: "Não é um adeus para sempre"

© Nissan

Bernardo Matias
28/08/2025 11:15 ‧ há 7 horas por Bernardo Matias

É a despedida temporária de um ícone que apareceu em 2007. Terminou a produção do Nissan GT-R R35, com o último exemplar a ter sido concluído na fábrica de Tochigi recentemente. Mas a designação 'GT-R' não vai desaparecer para sempre, apenas por agora.

 

Esta unidade é da edição premium T-Spec, com uma pintura em roxo Midnight. Destinou-se a um cliente do Japão.

Em 18 anos, foram produzidas e vendidas cerca de 48.000 carros, sendo um favorito para vários adeptos de carros desportivos de alto desempenho.

Um 'até já' sem regresso marcado

Apesar de assinalar o final da produção do GT-R R35, a Nissan conta com um futuro regresso da designação 'GT-R' - mas não do GT-R R35. Foi o que revelou o seu presidente e diretor-executivo, Ivan Espinosa: "Aos vários fãs do GT-R por todo o mundo, quero dizer que isto não é um adeus ao GT-R para sempre, o nosso objetivo é que, um dia, o nome GT-R faça um regresso".

O dirigente disse também: "Entendemos que as expectativas são altas, o emblema GT-R não é algo que possa ser aplicado simplesmente a qualquer carro; está reservado a algo verdadeiramente especial e o R35 põe a fasquia alta. Então, peço-vos paciência. Embora hoje não tenhamos um plano preciso finalizado, o GT-R irá evoluir e ressurgir no futuro".

Evolução constante

Ao longo dos seus 18 anos de história, o Nissan GT-R evoluiu a cada ano, sendo gradualmente aprimorado a todos os níveis - desde o desempenho às sensações, passando pelo conforto e pelas suas características de luxo.

A sua 'alma' é um motor V6 (VR38DETT). Começou por ter 480 cv de potência, chegando à última geração em 2017 com 570 cv.

Sucesso nos circuitos

O modelo chegou às pistas de automobilismo, onde também granjeou sucesso: ganhou por cinco vezes a classe GT500 e tem três títulos GT300 no campeonato japonês de Super GT, para além de vencer a classe Pro-Am das Blancpain GT Series em 2013. Foi às 12 Horas de Bathurst para triunfar em 2015, para além de ter cinco vitórias no campeonato de resistência Super Taikyu no Japão.

O Nissan GT-R R35 também enfrentou o mítico Nürburgring Nordschleife em busca de recordes, tendo sido um dos mais velozes carros de produção quando em 2007 completou uma volta em 7m38s. Esse tempo melhorou em tentativas posteriores, sendo que em 2013 um GT-R Nismo com vários componentes para pistas rodou em 7m08,679s - o melhor tempo de sempre do modelo no 'Inferno Verde'.

Leia Também: Este Nissan atravessou o Reino Unido com menos de um depósito de gasolina

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10