m dezembro passado, a Jaguar apresentou o 'concept car' Type 00, inspirado na arquitetura da Renascença. É um desenho ousado que divide opiniões, algumas delas não muito favoráveis.
É o caso da de Frank Stephenson, um designer automóvel que fez uma longa carreira - passando, até, pela Ferrari e pela McLaren.
O profissional disse à publicação TopGear: "Visualmente, apresenta várias ideias ousadas, mas nenhuma delas parece totalmente resolvida. O carro parece promissor à distância, mas, de perto, é desapontante".
No entender de Frank Stephenson, este Jaguar Type 00 não tem um desenho coeso, parecendo até "inacabado". E referiu: "Vários painéis parecem planos e sem acabamento, como um trabalho inicial em barro. Não há sentido de superfície de entretenimento, nada escultural nem dinâmico para captar a luz ou ter interesse visual. É difícil encontrar um único ponto de interesse na carroçaria, tornando o carro esquecível de quase todos os ângulos".
Para o designer que também passou pela MINI já na era BMW, o modelo britânico em causa tem proporções que "parecem forçadas", como as rodas de grandes dimensões, vendo um "veículo que não parece automóvel" e não é interpretado "como um carro no sentido tradicional - é mais um modelo digital ou um projeto de primeiro ano de um estudante de design".
Ainda há mais aspetos no rol de críticas de Frank Stephenson ao Jaguar Type 00: "A matriz linear parece não ter nenhum propósito funcional ou estético real. Linhas paralelas eliminam o que poderia ser um elemento dinâmico. São visíveis por todo o lado linhas de elementos aparentemente desnecessárias. O para-brisas traseiro fechado parece um remendo apressado de um inconveniente. A grelha traseira estranha parece colada e sem solução".
Jaguar Type 00 estreou nova identidade
O Jaguar Type 00 foi o primeiro automóvel a envergar o novo e simplista logótipo da marca, que deixa de ter o jaguar clássico e também foi alvo de várias críticas.
Assente na Arquitetura Elétrica Jaguar, este é um 'concept car' de zero emissões poluentes, que propõe um conjunto motriz com 956 cv de potência e uma autonomia de até 770 km (ciclo WLTP). O carregamento rápido permite recuperar 321 km de autonomia em apenas 15 minutos.
O automóvel com perfil de 'fastback' tem tejadilho panorâmico e surge em duas cores: cor-de-rosa Miami Pink e azul London Blue. As jantes são de 23 polegadas. As portas do tipo borboleta dão acesso a um interior modernista, marcado por dois ecrãs de grandes dimensões, bancos flutuantes e uma ‘barreira’ que separa o condutor e o passageiro.
Leia Também: Trump visa Jaguar: "Desastre total, quem vai querer comprar um Jaguar?"