Procurar

Novo Renault Clio chega já a 8 de setembro no salão de Munique

Falta pouco mais de uma semana para conhecer o novo Renault Clio. A sexta geração do popular modelo francês será lançada no dia 8 de setembro na IAA Mobility - o salão de Munique.

Novo Renault Clio chega já a 8 de setembro no salão de Munique

© Sjoerd van der Wal/Getty Images

Bernardo Matias
28/08/2025 07:36 ‧ há 10 horas por Bernardo Matias

Será já no dia 8 de setembro que a Renault apresenta oficialmente o novo Renault Clio. Aquele que é um dos mais populares modelos do construtor terá a sua estreia mundial no salão de Munique, a IAA Mobility.

 

Segundo o fabricante, a apresentação será numa conferência de imprensa agendada para as 16h30 (hora de Portugal Continental). Esta será transmitida em direto na plataforma de eventos digitais da Renault. Depois, de 9 a 14 de setembro, os visitantes poderão apreciar o carro na Odeonsplatz.

Antes de a sexta geração chegar, o Renault Clio - cuja geração original remonta a 1990 - foi o modelo mais vendido na Europa na primeira metade do ano: ao todo, foram comercializadas 130.500 unidades de janeiro até junho.

As outras novidades da Renault

Não será só o Clio que a Renault terá para mostrar na IAA Mobility em Munique. Estarão também expostos os elétricos Renault 4 E-Tech e Renault 5, que são as reinterpretações modernas de dois grandes clássicos do construtor.

O Renault 5 Turbo 3E, que já pode ser reservado, estará no evento alemão. Este é descrito pela marca como "o primeiro 'mini supercarro' elétrico".

Será igualmente exibido o Emblème, um carro familiar de demonstração que serve de laboratório para soluções de mobilidade com baixas emissões de carbono.

Por outro lado, existirá uma experiência imersiva original, a The Originals Renault Store e uma nova gama de ‘merchandising’ original que os visitantes poderão descobrir e adquirir.

O sucessor do Renault 5

Quando foi lançado em 1990, o Renault Clio era um utilitário que se perfilou como o sucessor de uma 'família' mítica da gama: o Renault 5 e o Supercinco. Na sua sexta geração, irá conviver na gama com a versão moderna e elétrica do 5.

O desenvolvimento da versão original começou no final dos anos 1980 com o projeto X57, segundo a Renault. Marcou, também, uma viragem na forma de o fabricante designar os seus modelos: passou a utilizar nomes concretos em vez dos números.

Primeira geração chegou a ter versão elétrica

'Clio' é uma alusão à musa da História e da criatividade na mitologia grega. A primeira geração do Clio chegou em 1990, com um desenho algo futurista para a época e motorizações de até 75 cv. Foi nesta era que chegou uma das versões mais emblemáticas. O Renault Clio Williams, com menos de 1.000 kg e um motor 2.0 de 150 cv que surgiu na sequência da parceria de sucesso com a Williams na Fórmula 1. Este carro atingia 215 km/h de velocidade.

Também na sua primeira geração, houve um Clio totalmente elétrico: o Elektro-Clio, comercializado entre 1995 e 2000.

Quatro gerações em 21 anos

A segunda geração do Renault Clio foi produzida de 1998 a 2005, que se propôs oferecer equipamentos de segurança como ABS, quatro airbags e até cruise control ou sensores de luz e de chuva. Depois de duas evoluções (2004 e 2006), a segunda geração do Renault Clio deu lugar à terceira em 2005. Esta perdurou até 2012 e incluiu, mais tarde, uma versão carrinha. O topo de gama foi o R.S., com um motor que reservava 197 cv.

A quarta geração estendeu-se de 2012 a 2019, mantendo-se variantes 'hatchback' e carrinha. Chegou uma versão com caixa de dupla embraiagem e seis velocidades (EDC), associada a um motor a gasolina de quatro cilindros com 120 cv. O Clio R.S. estreou um motor turbo de 200 cv e, em 2015, surgiu o Clio R.S. Trophy de produção limitada com 220 cv de potência e várias modificações ao chassis.

A geração mais recente do Renault Clio é a quinta, que entrou no mercado em 2019. Ganhou faróis LED, estando assente na plataforma modular CMF-B. Pela primeira vez, ganhou uma motorização híbrida E-Tech.

Em 2023, entrou na sua segunda fase, com uma nova assinatura luminosa e o novo logótipo Nouvel'R à frente, para além de ter o interior dotado de materiais de origem biológica. Também possui o pacote de sistemas de assistência à condução e de segurança (ADAS) e sistema multimédia Renault Easy Link.

Leia Também: Novo CEO da Renault não vai revolucionar estratégia do grupo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10