Procurar

Porsche muda abordagem e abandona produção de baterias. Este é o motivo

A Porsche decidiu mudar de rumo no que toca à eletrificação dos seus veículos. Assim, desiste dos planos de produção de baterias, concentrando as suas atividades na pesquisa e desenvolvimento.

Porsche muda abordagem e abandona produção de baterias. Este é o motivo

© Matthias Balk/picture alliance via Getty Images

Bernardo Matias
27/08/2025 20:02 ‧ há 6 horas por Bernardo Matias

Auto

Porsche

A Porsche anunciou uma mudança de abordagem no que toca à eletrificação da sua gama. Esta é para continuar, mas abdica da produção própria de baterias para se focar na pesquisa e desenvolvimento sobre as células de bateria.

 

O construtor germânico justificou a decisão com "o crescimento mais lento da mobilidade elétrica e as alterações das condições na China e nos Estados Unidos da América".

Projeto inicial é agora "irrealista"

Quando foi concebida, a fábrica em Kirchentellinsfurt apontava a um volume de produção anual a rondar 1 GWh, um volume que entretanto seria escalado noutra infraestrutura. Algo "irrealista" no momento atual, admitiu Michael Steiner - membro da direção executiva para a Pesquisa e Desenvolvimento.

Desenvolvimento de tecnologia é o foco

O mesmo responsável vincou depois: "Continuaremos a investir em modelos totalmente elétricos com baterias de alto desempenho no futuro. A nova unidade de Pesquisa e Desenvolvimento pode ter um papel importante nisto".

O 'Cellforce Group' terá como foco o desenvolvimento de células de bateria e sistemas, sendo que segundo Michael Steiner “devido à falta de volumes globais, não é possível escalar a sua própria produção à posição de custo planeada”.

Este grupo tem, também, acesso à experiência da V4 Smart GmbH & Co. KG, o negócio de células cilíndricas de iões de lítio de ultra alto desempenho da Varta AG que a Porsche adquiriu em março. Estas células já equipam os 911 GTS.

Oliver Blume, dirigente da Porsche, afirmou: "Devido a condições desafiadoras, particularmeente nos nossos principais mercados dos EUA e o ainda não desenvolvido segmento de luxo elétrico chinês, estamos a reorganizar as nossas atividades de baterias e a focar-nos no desenvolvimento de células e sistema. Por motivos de volume e falta de economias de escala, a Porsche já não está a perseguir a sua própria produção de células de bateria. A mobilidade elétrica manter-se-á uma tecnologia motriz essencial para os nossos carros desportivos no futuro".

Leia Também: Porsche prepara novo SUV compacto híbrido e a gasolina para 2028

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10