Foram desvendados os novos Peugeot 308 e 308 SW, a 'station wagon' - que ganharam um novo design e versatilidade na escolha com quatro motorizações. Uma delas é elétrica, na forma do Peugeot E-308.
Design
No que toca ao design, o emblema da Peugeot na dianteira é iluminado, algo inédito. Toda a parte frontal foi renovada, contando com linhas luminosas a destacarem a nova grelha que surge na cor da carroçaria. Na versão GT, a dianteira é iluminada.
Os faróis são novos nestes Peugeot 308 e 308 SW. Têm um desenho de três garras, constituindo também a iluminação diurna e os indicadores de mudança de direção (sequenciais na versão GT). Nas variantes Style e Allure, os faróis são na nova tecnologia Peugeot Full LED, enquanto a variante GT conta com tecnologia Peugeot Matrix LED.
As jantes de liga leve com corte diamantado, aerodinâmicas, são equipamento de série para as linhas Allure e GT, nas medidas de 17 polegadas e 18 polegadas respetivamente. Já os Peugeot 308 e 308 SW elétricos têm jantes em liga leve de 18 polegadas com corte diamantado em todas as versões, ao passo que em Style encontram-se jantes com acabamento em alumínio preto.
No que às cores diz respeito, o destaque no 308 vai para o novo Azul Lagoa, ao passo que o 308 SW surge com uma opção em Azul Ingaro. Os acabamentos das extremidades da parte inferior do para-choques traseiros são em preto lacado.
Quatro motorizações, uma elétrica
Peugeot 308 SW© Peugeot
A Peugeot quis ter motorizações para quase todos os gostos nos novos 308.
Elétrico - Peugeot E-308: Há uma elétrica - Peugeot E-308 - que tem um motor de 156 cv de potência e 270 Nm de binário e bateria de 55,4 kWh utilizáveis. A arquitetura é de 400 volts. A autonomia atinge os 450 km (ciclo combinado WLTP), havendo carregador trifásico de bordo com potência de 11 Kw. Em carregamento rápido num posto público de 100 kW, o carregamento dos 20 aos 80 por cento demora cerca de 32 minutos. O carro está equipado com função V2L, que permite alimentar dispositivos externos.
Híbrido plug-in: Quem preferir, pode optar por um Peugeot 38 híbrido plug-in. Este possui um motor elétrico com 125 cv de potência, associado a um motor de combustão turbo de quatro cilindros e 1,6 litros, capaz de debitar 150 cv. A potência combinada é de 195 cv, ao passo que a transmissão consiste numa caixa automática de sete velocidades e dupla embraiagem e-DSC7. A bateria de 17,2 kWh garante uma autonomia de 85 km em modo totalmente elétrico. O carregamento pode demorar 2h05m (carregador de 7,4 kW) ou 7h25m (tomada doméstica de 10 amperes e 2,3 kW).
Híbrido: Também há um Peugeot 308 híbrido, com motor de 145 cv associado a transmissão automática eletrificada de seis velocidades e dupla embraiagem e-DSC6. A bateria carrega-se durante a condução sem necessidade de carregamento externo. Há benefícios do ponto de vista dos consumos, mas em zonas urbanas o Peugeot 308 e o Peugeot 308 SW Hybrid 145 podem circular em modo totalmente elétrico até 50 por cento do tempo.
Diesel: Quem preferir uma motorização convencional, tem a opção de ter um Peugeot 308 com motor diesel de 1,5 litros. É um quatro cilindros, com 130 cv de potência e acoplado a uma caixa automática EAT8.
Interior
Interior do novo Peugeot E-308© Peugeot
Ao entrar no habitáculo do novo Peugeot 308, encontra-se um painel de instrumentos concebido com a intenção de libertar tanto espaço quanto possível para os passageiros da frente. O ecrã tátil central tem dez polegadas e o painel de instrumentos é digital. O cliente pode optar por incluir gráficos 3D na variante GT.
Abaixo do ecrã tátil central encontram-se cinco botões táteis (i-Toggles), que são atalhos para regular diferentes funcionalidades como ar condicionado, rádio, navegação ou contactos telefónicos.
Os novos Peugeot 308 têm bancos dianteiros de inspiração desportiva, sendo que os bancos com certificação AGR são equipamento opcional para as variantes Allure e GT - assim como as funções de massagem e de aquecimento dos mesmos.
Os bancos da segunda fila do Peugeot 308 SW podem ser divididos em três partes e, nas versões Allure e GT associadas à motorização Hybrid, o piso da bagageira tem duas posições. O volume é de 598 litros, mas pode chegar aos 1.487 litros. A porta traseira é elétrica.
O interior foi equipado com materiais como alumínio genuíno (acabamentos para o tablier e portas disponíveis na versão GT) e Alcantara nos revestimentos. Destaca-se, ainda, a iluminação ambiente do painel de instrumento aos painéis das portas, com oito cores à escolha.
O sistema AQS, de qualidade do ar, é uma opção para a versão GT dos novos Peugeot 308. Monitoriza a qualidade do ar interior e ativa automaticamente a recirculação se for necessário. O Clean Cabin filtra gases e partículas poluentes, reforçando a qualidade do ar a bordo.
Infoentretenimento e conectividade
Peugeot 308 SW (esquerda) e Peugeot E-308 (direita)© Peugeot
O condutor pode utilizar a aplicação MyPeugeot para regular à distância o sistema de ar condicionado e de aquecimento, garantindo que o carro está a uma temperatura ideal quando lá chegar. De série, todas as variantes têm conectividade com dispositivos móveis e função de espelhamento sem fios através de Apple CarPlay e Android Auto. Há quatro tomadas USB-C, duas à frente duas atrás.
Os Peugeot 308 Style e Allure incluem o sistema de infoentretenimento Peugeot i-Connect e serviços conectados Peugeot Connect One (mediante assinatura gratuita por dez anos). Já os Peugeot 308 GT têm sistema Peugeot i-Connect Advanced com navegação conectada TomTom e pacote de serviços conectados Peugeot Connect Plus (mediante assinatura gratuita por seis meses) com inteligência artificial (ChatGPT) e assistente de voz, bem como comandos remotos, planeador de viagens ou geolocalização, entre outras funcionalidades.
Outra opção é o sistema de som Focal Premium Hi-Fi com dez altifalantes e amplificador de 12 canais e 690 W.
Faróis dianteiros dos novos Peugeot 308© Peugeot
Leia Também: Novos SUV da Peugeot já podem ser encomendados em Portugal. Eis os preços