Já é conhecida a terceira geração do Mazda CX-5, apresentada esta quinta-feira. O SUV da marca, que tem sido um sucesso de vendas, renova-se, e estará no mercado no fim deste ano.
O modelo possui um motor a gasolina de 2,5 litros e-Skyactiv G, que debita 141 cv de potência e 238 Nm, com tecnologia 24V Mazda M Hybrid. Esta motorização sucede a uma de 2,0 litros e permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 10,5 segundos na variante com tração dianteira (há também uma com tração integral).
O carro possui sistema de brake-by-wire e de atualizações no chassis e na suspensão - que tencionam dotá-lo de maior conforto e manobrabilidade.
Em termos de design, o novo Mazda CX-5 segue o formato que já tinha, mas numa evolução da linguagem de design Kodo - Alma do Movimento aplicada pela marca nipónica.
O SUV ganha uma postura maios desportiva e afirmativa, saindo-se bem nas cidades e em contextos mais aventureiros. Tem maior distância entre eixos e proporções diferentes, que segundo o construtor pretendem melhorar "a presença em estrada, a estabilidade e o espaço interior e de carga", tornando o carro mais prático para o dia-a-dia.
Por dentro, encontra-se um espaço generoso, com design simples. A consola central é nova, com maior espaço de arrumação. As variantes topo de gama estão munidas de um teto panorâmico, sendo que a versão topo de gama tem iluminação ambiente nas guarnições das portas dianteiras.
O painel de instrumentos do Mazda CX-5 consiste num ecrã digital de 10,25 polegadas, e o volante integra controlos simplificados. O carro possui um novo ecrã central de 12,9 polegadas ou 15,6 polegadas, que inclui menus personalizáveis. Há integração dos serviços Google pela primeira vez num Mazda. O sistema de som das variantes topo de gama é Bose com 12 altifalantes.
Quatro níveis de equipamento
O novo Mazda CX-5 surge em quatro níveis de equipamento diferentes. São eles: Prime-Line, Centre-Line, Exclusive-Line e Homura.
Todos têm acabamentos e conteúdos diferenciadores. Há opções de pele preta ou castanha (Homura), pele artificial de dois tons (preto e branco) e acabamento do tipo feltro (Exclusive-Line).
Preço e disponibilidade
As pré-vendas do novo Mazda-CX5 na rede de concessionários oficial da marca em Portugal começam já em agosto. No entanto, a disponibilidade do novo SUV nos mercados europeus só está prevista para dezembro. Os preços começam nos 39.988 euros (sem despesas de transporte e legalização, e sem pintura metalizada).
Leia Também: Sucessor do Mazda CX-3 ganha forma
[Notícia atualizada às 09h46 com todos os detalhes conhecidos]