O Alpine A290 Rallye foi oficialmente revelado esta quinta-feira, constituindo o primeiro carro totalmente elétrico da marca francesa a ser concebido para competição cliente nos ralis.
O desenvolvimento esteve a cargo da equipa da base de Viry-Châtillon, enquanto o departamento de competição da Alpine Racing na Manufacture Alpine Dieppe Jean Rédélé ficará encarregue da produção deste novo modelo.
A estreia dinâmica do carro de ralis será já na próxima semana no Festival da Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, de 10 a 13 de julho. Depois, de 4 a 6 de setembro, irá ao Rallye Mont-Blanc Morzine em França.
No final deste ano, os primeiros A290 Rallye estarão em ação num desafio de rali único em França, organizado pela Alpine, com infraestrutura de carregamento específica e eventuais opções de fornecimento de energia eólica dependendo do local. Mas este novo modelo também poderá ser utilizado independentemente em competições locais por quem o adquirir.
Sobre o carro em sim, é um hot hatch que tem por base o A290 de série. Possui um motor elétrico com 220 cv de potência e 300 Nm de binário, sendo de tração dianteira. A caixa de velocidades e a gestão eletrónica foram atualizadas e há um diferencial autoblocante ZF.
O sistema de travagem, que inclui ABS de competição desenvolvido pela Alpine Racing, é composto por discos de 350 milímetros e pinças monobloco de seis êmbolos à frente, enquanto atrás há discos de 280 milímetros e pinças de um êmbolo.
Encontra-se uma suspensão específica com amortecedores ALP Racing Suspension, ao passo que as jantes são EVO Corse 8x18, estando munidas de pneus Michelin Pilot Sport A.
Sendo o som essencial para quem gosta de competição automóvel e de ralis em particular, o Alpine A290 Rallye conta com um sistema que simula o som conforme a velocidade a que segue e à posição do acelerador.
Em termos de desenho, segue os pressupostos do A290 de estrada, que é essencialmente uma versão com caráter mais desportivo do novo Renault 5 elétrico - sublinhando, ainda mais, esse cariz desportivo.
Para já, ainda não há preços anunciados para Portugal relativamente a este Alpine de ralis.
Leia Também: Alpine A390, o novo fastback desportivo francês