O crescimento da BYD no mercado em Portugal é evidente, avançando 331,6 por cento nas vendas em maio face ao mesmo mês de 2024. Um dos passos futuros pode ser a instalação de uma fábrica.
O embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, participou na conferência 'O Carro do Futuro', organizada pela CNN Portugal Summit e pelo Standvirtual na Fundação Champalimoud em Lisboa.
O diplomata referiu que o país asiático "quer colaborar com a Europa" para existirem benefícios mútuos. E reiterou que fabricantes como a BYD ponderam investir em Portugal.
Disse também Zhao Bentang: "As empresas de automóveis elétricos antes não queriam vir; agora estão a vir – para vender e também para estudar investir, para fazer fábricas".
O ex-ministro da economia, Manuel Caldeira Cabral, entende que Portugal teria a ganhar com a produção da BYD em território nacional: "Ter uma fábrica de automóveis elétricos da empresa que está a crescer mais [a BYD] pode ser interessante. Pode ser interessante ter no nosso país um grande concorrente da Tesla, que há anos mostrou este mesmo interesse em Portugal".
O economista e ex-governante, que também falou na CNN Portugal, disse acreditar que uma fábrica de automóveis elétricos poderia ter um impacto positivo na economia nacional similar ou até superior ao da Autoeuropa em Palmela.
Uma opinião partilhada por José Couto, presidente da Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, junto do mesmo canal: "Se produzirem o mesmo que a Autoeuropa, poderá haver um impacto importante no PIB português. Estas áreas têm uma importância de 6,5 por cento no PIB, expectativas deste ano".
Leia Também: BYD investe 248 milhões e abre centro de desenvolvimento em Budapeste