Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
35º
MIN 20º MÁX 37º

Audi admite fechar fábrica de Bruxelas por baixa na venda de elétricos

Marca quer "antecipar a paragem da produção".

Audi admite fechar fábrica de Bruxelas por baixa na venda de elétricos
Notícias ao Minuto

07:21 - 10/07/24 por Lusa

Auto Audi

A Audi anunciou que tenciona encerrar a sua fábrica de viaturas elétricas em Bruxelas, devido a uma "descida mundial" da procura por estes veículos topo de gama.

O construtor, filial da Volkswagen, indicou que quer "antecipar a paragem da produção" dos modelos SUV Q8 e-tron na fábrica, que emprega cerca de três mil pessoas.

Enquanto procura "soluções para a fábrica" de Bruxelas, o construtor não deixa de admitir que entre aquelas pode estar "uma cessação de atividades, se nenhuma alternativa for encontrada", indicou em comunicado.

A Audi invocou uma "baixa global das encomendas dos clientes no segmento das viaturas elétricas de luxo" para justificar a decisão.

Depois de terem investido massivamente nos veículos elétricos nos últimos anos, os construtores automóveis foram afetados pelo arrefecimento da procura no setor.

A Volkswagen, cujas 10 marcas incluem Porsche, Seat e Skoda, declarou que o fecho da fábrica de Bruxelas, ou a procura de outra utilização para ela, bem como outras despesas imprevistas, teriam um impacto de 2,6 mil milhões de euros no exercício de 2024.

"O anúncio da intenção não significa que a decisão esteja tomada", disse o presidente executivo da Audi Bruxelas, Volker Germann.

A VW já anunciou uma baixa dos lucros em mais de 20% no primeiro trimestre, devido à queda das vendas dos modelos com preços mais elevados, incluindo os Audi.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório