Meteorologia

  • 16 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 26º

Dacia pensa em cada euro e garante: "A concorrência é positiva"

Falámos com Elisa Jarier e Julien Ferry, dois responsáveis da marca do grupo Renault.

Dacia pensa em cada euro e garante: "A concorrência é positiva"
Notícias ao Minuto

14:55 - 28/06/24 por Notícias ao Minuto

Auto Dacia

A Dacia tem crescido a olhos vistos no mercado europeu e nacional. Neste momento, a estratégia da Dacia é uma das mais certeiras do mercado. O objetivo é alcançar o maior número de clientes e é indiscutível que a marca do Grupo Renault o tem conseguido.

Com um modelo de negócio único, a Dacia quis passar de ser uma marca 'low-cost' para ser a melhor marca dentro de determinado preço - 'best value for money'. 

Segundo José Pedro Neves, diretor-geral da Dacia, o custo e o valor aplicado na produção de cada exemplar é um objetivo e não uma consequência. 

Números impressionam

A Dacia é, neste momento, a segunda marca mais vendida no mercado europeu. O Duster é o número 1 no segmento dos SUV, enquanto o Sandero domina a nível global.

Além disto, o Jogger é o terceiro modelo mais vendido no segmento C, enquanto o elétrico Spring ocupa a quarta posição nos segmentos A+B. Recorde-se que a Dacia fechou 2023 com um crescimento de 17,4% na Europa e de quase 50% em Portugal. No nosso país, a marca entregou um total de 15.508 unidades no ano passado, sendo que o Dacia Sandero foi o segundo carro mais vendido em Portugal.

Durante 2024, a Dacia já alcançou o topo do ranking de vendas no passado mês de abril com um total de 1.484 novas matrículas.

Automóveis pensados para as pessoas

Os gastos são pensados ao detalhe, tendo sempre em conta aquilo que é essencial para os utilizadores. "Cada euro gasto tem de servir o cliente", referiu Julien Ferry, diretor de programa do novo Duster. O responsável da marca fez ainda saber que há características em que se aposta mais, como o design, o painel de instrumentos ou o ecrã multimédia.

Por outro lado, há alguns ´truques' para poupar, como é o caso da plataforma 'standard' para vários modelos, ou mesmo as jantes do novo Duster. Há cinco jantes, mas os designs disponíveis são apenas três. 

Concorrência?... Venha ela

O sucesso tem andado de mãos dadas com a Dacia, que já segue esta estratégia de há alguns anos a esta parte. E se até há bem pouco tempo, a fabricante que nasceu na Roménia seguia este trilho sozinha, atualmente outras marcas seguem o seu exemplo, como é o caso da Citroën.

"Têm medo da concorrência?", questionámos. Elisa Jarier, Product Manager da Dacia, foi taxativa e respondeu com um redondo não. A Dacia foi pioneira neste modelo de negócio e acredita que está um passo à frente de outras marcas neste aspeto. De qualquer forma, Julien Ferry sublinhou que tem de se olhar para a concorrência como algo positivo. "É uma oportunidade para também melhorarmos", atirou.

Notícias ao Minuto

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório