Meteorologia

  • 15 JULHO 2024
Tempo
21º
MIN 18º MÁX 26º

Flavio Briatore nomeado conselheiro executivo da Alpine

O italiano Flavio Briatore, ex-chefe das equipas Benetton e Renault nas décadas de 1990 e 2000, foi nomeado conselheiro executivo da Alpine, informou hoje a escuderia franco-britânica de Fórmula 1.

Flavio Briatore nomeado conselheiro executivo da Alpine
Notícias ao Minuto

11:05 - 21/06/24 por Lusa

Auto Fórmula 1

"A Alpine F1 Team confirma que Flavio Briatore foi nomeado por Luca de Meo, diretor-executivo do grupo Renault, como conselheiro executivo da divisão de Fórmula 1", anunciou a equipa à margem do Grande Prémio de Espanha, a realizar em Barcelona.

Flavio Briatore, de 74 anos, foi um dos 'homens fortes' da F1 durante 20 anos, mas foi despedido pela equipa franco-britânica após o escândalo 'crashgate', em 2009, relacionado com um acidente propositado de Nelson Piquet Jr. para ajudar Fernando Alonso a vencer.

Considerado responsável por planear a manobra desonesta, Briatore foi demitido pela Renault em 16 de setembro de 2009, antes de ser banido para sempre cinco dias depois pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), que regulamenta a Fórmula 1.

O italiano contestou a sanção perante os tribunais civis franceses, que no início de 2010 lhe deram razão ao considerar irregular esta proibição vitalícia por parte da FIA.

"Briatore irá concentrar-se nas atividades de alto nível da equipa, incluindo encontrar talentos e analisar o mercado de pilotos, desenvolver o projeto existente e aconselhar sobre certas questões estratégicas na área do desporto", explica a Alpine.

O italiano permitiu à equipa Benetton, que dirigiu de 1989 a 1997, conquistar dois títulos mundiais de pilotos graças ao alemão Michael Schumacher (1994 e 1995), bem como um título de construtores (1995).

A chegada de Briatore surge num contexto tenso na equipa Alpine, que está a ter um início de temporada desastroso, com apenas cinco pontos em nove Grandes Prémios e tensões entre os seus dois pilotos franceses Pierre Gasly e Esteban Ocon.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório