Meteorologia

  • 14 JULHO 2024
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 26º

Presidente da Toyota reeleito na assembleia geral apesar de escândalos

Akio Toyoda foi hoje reeleito presidente do conselho de administração da Toyota, mas não sem queixas, uma vez que alguns acionistas o consideraram responsável pelos escândalos na certificação de veículos.

Presidente da Toyota reeleito na assembleia geral apesar de escândalos
Notícias ao Minuto

07:15 - 18/06/24 por Lusa

Auto Toyota

O presidente, de 68 anos, foi reeleito na assembleia geral anual realizada na sede do grupo na cidade de Toyota (centro do Japão), mas o índice de aprovação só será publicado na quarta-feira, disse um porta-voz à agência de notícias France-Presse.

No entanto, o resultado poderá ser inferior ao do ano passado (85%) e ainda mais distante dos anos anteriores, quando era diretor-geral.

Duas grandes empresas internacionais de consultoria em matéria de votação em assembleias gerais, Glass Lewis e Institutional Shareholder Services (ISS), recomendaram que os acionistas do gigante japonês automóvel votassem contra a reeleição de Toyoda este ano, por considerarem o dirigente o principal responsável pelos escândalos recentes.

Nos últimos anos, foram divulgadas irregularidades nos testes de certificação de veículos para o mercado japonês no seio do grupo, primeiro em algumas das filiais (Hino Motors, Daihatsu, Toyota Industries) e, desde o início de junho, na própria Toyota.

Embora o impacto financeiro destes casos seja pouco significativo para o grupo, prejudicaram a imagem no Japão, onde a Toyota gostava de se considerar um modelo de boa governação.

No ano passado, Toyoda entregou as rédeas da gestão a Koji Sato, de 54 anos. Mas alguns observadores apontaram que Akio Toyoda, neto do fundador do grupo, pode ainda interferir nas decisões nos bastidores.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório