Meteorologia

  • 13 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 25º

Mogadouro recebe o RaceWars Motorfestival com 120 pilotos

O Mogadouro vai acolher cerca de 120 pilotos de todo o país para disputar o RaceWars Motorfestival que este ano promete novidades, com as motas a entrar no evento motorizado, disse hoje à Lusa fonte da organização.

Mogadouro recebe o RaceWars Motorfestival com 120 pilotos
Notícias ao Minuto

13:16 - 13/06/24 por Lusa

Auto Motociclismo

A prova está agendada para os dias 29 e 30 de junho e tem como palco principal a pista do Aeródromo Municipal de Mogadouro, no distrito de Bragança, onde máquinas e pilotos vão medir forças, numa prova que vai para a sua terceira edição.

"A vila de Mogadouro já está no mapa do 'Drag Racing' nacional, sendo um evento maior e acreditamos que é o melhor do país. Este ano não há campeonato, mas vamos ter uma prova com os melhores pilotos e veículos nacionais, com a aliciante extra de haver um 'Prize Money' [prémios em dinheiro] para os vencedores", explicou Pedro Costa, um dos promotores da iniciativa motorizada.

De acordo com aquele responsável, uma das novidades são as entradas gratuitas e outra "a estreia absoluta em Portugal de uma prova de 'Drag Racing' para motos com o aval da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP)".

"Trata-se de uma prova experimental, em que o primeiro objetivo é proporcionar a oportunidade dos amantes das motos competirem em segurança e com seguros, o que é uma salvaguarda para os próprios participantes e também para quem organiza", indicou Pedro Costa

O promotor acrescentou ainda que "as motos são divididas por duas categorias principais, motos legais de estrada e motos alteradas ou de competição".

Segundo a organização, "este é o primeiro passo da modalidade que irá atrair novos participantes ao evento, e que tal como nos automóveis, o mundo das motos tem muito potencial e é uma mais-valia para Mogadouro e para o evento".

Para além das motos, outra novidade é o 'Roll Racing', corridas que nesta edição serão apenas uma demonstração, são uma espécie de variante do 'Drag Racing' onde a  principal diferença é que os carros passam na partida com uma velocidade predeterminada (normalmente 50km/h).

Haverá ainda demonstrações com automóveis de alta cilindrada e potência superior a 800 cavalos.

"Este ano não podemos esquecer que decorre o Europeu de Futebol e a pensar nisso vamos ter na 'fun zone' a transmissão de alguns jogos em ecrã gigante, e uma zona com animação e insufláveis para as crianças, expositores, música ao vivo, Dj's, e claro, restauração para todos os visitantes", disse.

Segundo Pedro Costa, o impacto económico para a região estima-se que seja superior a 300.000 euros, para um investimento de 39 mil euros.

Do lado do município de Mogadouro, parceiro na organização do "RaceWars Motorfestival", a vereadora Márcia Barros disse que o retorno económico para o concelho durante dois dias "é significativo, com principal impacto no comércio local, restauração e hotelaria".

"A primeira edição federada de 'Drag Racing' teve início em 2022, sendo uma iniciativa de continuidade", vincou a autarca.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório