Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Al-Attiyah e Schareina vencem Rally-Raid Portugal em carros e motas

O qatari Nasser Al-Attiyah (Prodrive) e o espanhol Tosha Schareina (Honda) venceram hoje o Rally-Raid Portugal, terceira ronda do Mundial de todo-o-terreno, nas categorias de automóveis e motas, respetivamente.

Al-Attiyah e Schareina vencem Rally-Raid Portugal em carros e motas
Notícias ao Minuto

17:01 - 07/04/24 por Lusa

Auto Todo-o-terreno

Nos carros, Al-Attiyah bateu o português João Ferreira (Mini) por 2.49 minutos e o brasileiro Lucas Moraes (Toyota) por 3.36, com o espanhol Carlos Sainz (Mini) a cair de terceiro para quarto neste quinto e último dia de prova.

A derradeira etapa, com 105 quilómetros cronometrados disputados na região de Grândola, foi ganha pelo brasileiro Lucas Moraes, com Nasser Al-Attiyah em segundo, a 12 segundos, e João Ferreira em terceiro, a apenas 20.

"Foi excelente. A prova estava muito bem organizada e acabámos por ter uma performance muito interessante, sem excessos, que nos permitiu estar na luta pela vitória até ao final. Lutámos, mas infelizmente não conseguimos vencer. Fomos segundos classificados numa ronda do Campeonato do Mundo de Rally-Raid, o que é extraordinário", explicou o piloto leiriense, de 24 anos, navegado por Filipe Palmeiro.

Francisco Barreto (Toyota) foi oitavo, seguido de Armindo Araújo (Can-Am), em nono.

Nas duas rodas, o último dia da prova lusa foi ganha pelo francês Adrien van Beveren (Honda), com 15 segundos de vantagem sobre Tosha Schareina e 20 sobre o luso-germânico Sebastian Bühler (Hero).

Schareina confirmou, assim, a vitória nesta terceira ronda do Mundial (depois do Dakar e do Abu Dhabi Desert Challenge), com 4.38 minutos de vantagem sobre Bühler e 10.27 minutos sobre Bruno Santos (Husqvarna), que venceu a categoria Rally 2.

"Apontava ao pódio da Rally 2, mas esta competição correu melhor do que eu pensava. Foi fantástico. O ACP fez um grande trabalho. As etapas eram muito diferentes. Estou maravilhado e muito feliz com o meu resultado. Conseguir um terceiro lugar no meio de todos estes pilotos é ótimo para mim, superou as minhas expectativas e não podia estar mais satisfeito por isso", disse o piloto de Torres Vedras.

António Maio (Yamaha) foi o quarto, a 14.12 do vencedor, graças a uma penalização de 06 minutos sofrida na terceira etapa.

Em termos de campeonato do mundo, o piloto do Botswana Ross Branch (Hero), que foi apenas sétimo em Portugal, lidera, com 61 pontos, mais 21 do que Adrien van Beveren.

Nos automóveis, com os resultados da prova lusa, Nasser Al-Attiyah subiu à liderança, com 112 pontos, mais 12 do que Carlos Sainz, que é segundo. João Ferreira é o 10.º, com 34.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório