Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Ações da maior fabricante de baterias do mundo sobem após lucro recorde

As ações do maior fabricante de baterias para veículos elétricos do mundo, a chinesa Contemporary Amperex Technology (CATL), subiram hoje 5,5%, depois de ter apresentado um lucro recorde para o exercício de 2023.

Ações da maior fabricante de baterias do mundo sobem após lucro recorde
Notícias ao Minuto

10:30 - 18/03/24 por Lusa

Auto CATL

No encerramento da sessão, as ações da empresa na Bolsa de Valores de Shenzhen estavam a ser negociadas a 190,96 yuan (24,7 euros) cada, refletindo uma receção positiva entre os investidores, depois de ter divulgado a sua declaração de resultados na sexta-feira à noite.

O lucro líquido da CATL aumentou 43,6%, em relação ao ano anterior, para 44,121 mil milhões de yuan (5,706 mil milhões de euros), enquanto o volume de negócios aumentou 22% para 400,917 mil milhões de yuan (51,848 mil milhões de euros).

Ao longo de 2023, as receitas internacionais da empresa cresceram 70%, enquanto as domésticas aumentaram 7%, com as receitas no estrangeiro a representarem agora um terço do total, 10 pontos percentuais acima do ano anterior.

A empresa referiu que a sua fábrica na Hungria - anunciada em 2022 com um investimento de cerca de 7,3 mil milhões de euros - "está a progredir de acordo com o plano" e que poderá começar a operar a partir de 2026, noticiou o portal de notícias económicas Yicai.

A CATL controla 37% da quota de mercado global de baterias elétricas e 40% das unidades de armazenamento de energia, liderando a tabela em ambos os segmentos.

Apesar do resultado positivo, as contas da CATL também refletiram o primeiro declínio nas receitas em 14 trimestres, uma vez que as receitas da empresa caíram 10% em termos anuais entre outubro e dezembro.

JPI // SB

Lusa/Fim

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório