Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Toyota anuncia acordo para o maior aumento salarial em 25 anos

A Toyota, o maior construtor de automóveis do mundo deu um sinal que pode ser seguido por outras empresas do setor.

Toyota anuncia acordo para o maior aumento salarial em 25 anos
Notícias ao Minuto

18:50 - 13/03/24 por Notícias ao Minuto

Auto Japão

A Toyota Motor  concordou em dar aos trabalhadores industriais o seu maior aumento salarial em 25 anos na quarta-feira, aumentando as expectativas de que os aumentos salariais irão dar início a uma mudança de política na próxima semana.

A Toyota, a Panasonic, a Nippon Steel, e a Nissan, estão entre alguns dos maiores nomes do Japão Inc que concordaram em satisfazer plenamente as exigências sindicais de aumentos salariais nas negociações salariais anuais que terminam nesta quarta-feira.

As negociações, que há muito definem a relação habitualmente colaborativa entre a administração e os trabalhadores japoneses, estão a ser acompanhadas de perto este ano, uma vez que se espera que os aumentos salariais ajudem a abrir caminho para que o banco central ponha fim à sua política de anos de taxas de juro negativas já na próxima semana.

A Toyota, o maior construtor de automóveis do mundo e tradicionalmente um termómetro das negociações anuais, disse que concordava com as exigências de aumentos salariais mensais de 28 440 ienes (193 dólares) e pagamentos de bónus recorde. Mantendo a prática anterior, a empresa não forneceu um valor percentual para o aumento salarial.

"Estamos a assistir a um forte impulso para o aumento dos salários", disse aos jornalistas Yoshimasa Hayashi, porta-voz do Governo e secretário-geral do Governo do Japão. "É importante que a forte dinâmica de aumento salarial se estenda às pequenas e médias empresas".

O primeiro-ministro Fumio Kishida fez do fim dos anos de escasso crescimento salarial uma prioridade máxima para impulsionar o fraco consumo. Os aumentos salariais do Japão têm-se mantido muito aquém da média do grupo de países ricos da OCDE.

Leia Também: Fisioterapeuta brasileira morre em voo do Brasil para o Japão

Leia Também: Chefe nuclear da ONU visita Japão para examinar descargas em Fukushima

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório