Presidente da FIA investigado por suspeitas de interferência em corrida

Irá ser efetuado um relatório sobre a situação pelo comité de ética da FIA.

ABU DHABI, UNITED ARAB EMIRATES - NOVEMBER 19: Mohammed ben Sulayem, FIA President, walks in the Paddock during final practice ahead of the F1 Grand Prix of Abu Dhabi at Yas Marina Circuit on November 19, 2022 in Abu Dhabi, United Arab Emirates. (Photo by

© Getty Images

Notícias ao Minuto
04/03/2024 17:20 ‧ 04/03/2024 por Notícias ao Minuto

Auto

Fórmula 1

Mohammed Ben Sulayem, presidente do órgão regulador do automobilismo, a FIA, está sob investigação por tentar interferir, alegadamente, no resultado de uma corrida de Fórmula 1. Um denunciante disse à FIA que Ben Sulayem terá tentado intervir para anular uma penalização aplicada a Fernando Alonso, da Aston Martin, no Grande Prémio da Arábia Saudita de 2023.

A afirmação consta de um relatório feito por um responsável pela conformidade da FIA ao seu comité de ética, consultado pela BBC Sport.

Ben Sulayem e a FIA não responderam aos pedidos de comentários do referido jornal. A alegação feita pelo denunciante é que Ben Sulayem ligou para o xeque Abdullah bin Hamas bin Isa Al Khalifa - vice-presidente de desportos da FIA para a região do Oriente Médio e Norte da África, que estava na Arábia Saudita para a corrida em caráter oficial - e deixou claro que achava que o castigo de Alonso deveria ser revogado.

Alonso recebeu uma penalização de 10 segundos. O relatório, do responsável Paolo Basarri, diz que o denunciante relatou que Ben Sulayem “fingiu [pretended] que os comissários anulariam a sua decisão de emitir" o castigo a Alonso. Há dúvidas quanto a essas alegações, porque a palavra pretendere, em italiano, quer dizer requerer ou pedir. Espera-se que o comité de ética leve entre quatro a seis semanas para emitir o relatório.

Leia Também: Alpine reage à crise na F1 e renova com aposta em três direções técnicas

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas