Estudo conclui que carros elétricos produzem o dobro de CO2 dos comboios
Estudo é feito pelo Rail Delivery Group, aglomerado das empresas que exploram a ferrovia no Reino Unido.
© PixaBay
Auto Estudo
Optar pelo comboio para viajar nas rotas comerciais mais movimentadas do Reino Unido gera menos de metade das emissões de CO2 do que optar por um carro eléctrico a bateria, de acordo com uma análise detalhada da indústria ferroviária britânica, citada pelo The Guardian.
O estudo concluiu até que certas viagens, nos comboios menos poluentes da rede, chega a gerar-se até 1/5 do dióxido de carbono por pessoa que seria gerado a viajar, individualmente, num carro a gasolina ou a gasóleo.
Foi realçado, no entanto, que os custos de algumas das viagens analisadas no estudo é muito superior às mesmas viagens em carro.
Em média, nas 100 rotas mais populares, diz o Rail Delivery Group (RDG) - que aglomera as empresas que exploram a ferrovia no Reino Unido - usar um carro a gasolina ou a gasóleo produz nove vezes mais CO2 do que ir de comboio.
Viajar entre Edimburgo, na Escócia, e a estação de comboios de Kings Cross, em Londres, por exemplo, emitiria 116 quilos de CO2 num carro a gasóleo, ao passo que, num carro elétrico a bateria, seriam emitidos 31,8 quilos de CO2. De comboio, as emissões seriam de 12,7 quilos por pessoa, de acordo com os dados do RDG.
Leia Também: Adiado para 2026 lançamento do primeiro carro elétrico da Aston Martin
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com