Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Toyota promete "reformas" após escândalo na subsidiária Daihatsu

Vários modelos da marca não foram devidamente testados quanto à segurança em caso de colisão. 

Toyota promete "reformas" após escândalo na subsidiária Daihatsu
Notícias ao Minuto

21:59 - 20/12/23 por Notícias ao Minuto

Auto Japão

A Toyota Motor comprometeu-se a efetuar uma "reforma fundamental" depois de a sua filial Daihatsu Motor ter sido forçada a suspender todas as encomendas - e enfrentar agora uma rusga aos seus escritórios - na sequência de uma investigação que revelou que a maior parte dos seus veículos não foram devidamente testados quanto à segurança em caso de colisão. 

A situação representa uma crise de confiança não só para o maior fabricante de automóveis do mundo, que sofreu um outro escândalo no ano passado com a sua outra grande unidade, a Hino Motors, mas também para a indústria automóvel do país.

A Toyota afirmou num comunicado que foram identificadas cerca de 174 irregularidades em 64 modelos, incluindo em alguns automóveis vendidos sob a marca Toyota. A decisão de suspender as expedições da Daihatsu afectará os veículos produzidos no Japão e no estrangeiro, e não apenas nas fábricas da Toyota, mas possivelmente também em empresas como a Mazda Motor e a Subaru, considerando que a Daihatsu presta serviços de fabrico a uma série de outros fabricantes de automóveis.

Anteriormente, pensava-se que apenas meia dúzia de modelos seriam afetados pelos resultados manipulados dos testes, mas a Toyota afirma agora que quase todos os automóveis da gama Daihatsu poderão ser afetados. O Ministério dos Transportes do Japão informou que irá efetuar uma inspeção no local dos escritórios da empresa.

Leia Também: Daihatsu suspende vendas devido a falsificação de testes de segurança

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório