Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Amarok ainda faz sentido? "Aceitação tem sido absolutamente fantástica"

Falámos com Ricardo Vieira, diretor geral da Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal.

Amarok ainda faz sentido? "Aceitação tem sido absolutamente fantástica"
Notícias ao Minuto

09:12 - 14/12/23 por Ruben Valente

Auto Volkswagen

Apresentado em Portugal no verão, o Volkswagen Amarok continua a ser uma aposta da marca no departamento dos Veículos Comerciais. A nova geração tornou-se menos poluente, mais tecnológica, mas ainda assim não há qualquer sinal de eletrificação.

No mundo onde os SUV estão na moda e a eletrificação faz parte dos lançamentos de quase todos os novos modelos, ainda faz sentido para a Volkswagen apostar numa pick-up? Foi o que tentámos saber junto de Ricardo Vieira, diretor geral da Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal.

Em entrevista exclusiva ao Auto ao Minuto, o responsável da marca explicou que os clientes profissionais são aqueles que preferem este tipo de veículo, mas que o Amarok também cativa os particulares.

Além disso, apesar de só conter motores diesel, o Amarok está com níveis de emissões de CO2 muito inferiores ao modelo anterior, mas no futuro a Volkswagen poderá apostar na eletrificação de uma pick-up que continua a ser uma "adição importante" à gama dos seus Veículos Comerciais.

Recorde-se que o Volkswagen Amarok está disponível em Portugal com cinco níveis de equipamento diferentes e três motorizações distintas, que vão dos 170 aos 240 cv. Os preços arrancam nos 36.208 euros.

Notícias ao Minuto

O Amarok continua a ser uma aposta da Volkswagen Veículos Comerciais. Na era dos SUV e no caminho para a eletrificação, qual o grande objetivo da marca para continuar a apostar neste modelo?

A Volkswagen Veículos Comerciais dedica-se a dar reposta às necessidades de mobilidade dos nossos clientes. Uma mobilidade cada vez mais sustentável do ponto de vista ambiental. No caso específico do Novo Volkswagen Amarok, trata-se de um produto completamente distinto do modelo anterior, e que apresenta níveis de emissões de CO2 muito inferiores, seguindo a tendência de redução dos níveis de emissões poluentes de acordo as normas da UE neste âmbito. No futuro apresentará igualmente outros tipos de sistemas de propulsão também neste segmento, tal como já o faz com os restantes modelos da sua gama. Trata-se de mais uma importante adição à nossa gama de modelos que vai desde o Caddy, Crafter, Transporter, passando pelo Multivan, ID.Buzz e, agora, o novíssimo Amarok.

Sendo um veículo da VW Veículos Comerciais, o Amarok tende a ser uma pick-up mais virada para o cliente empresarial?

As pick-up são veículos com uma utilização predominantemente profissional. Neste enquadramento, existe uma procura muito forte por parte de empresas, pequenos empresários e entidades ligadas a diversos tipos de atividades, tais como agricultura, construção civil, serviços de proteção florestal ou atividades de animação turística. Porém, existe um volume assinalável de clientes particulares que procuram o Volkswagen Amarok para sua viatura de utilização diária.

Notícias ao Minuto

Segundo os dados que têm à disposição, qual é a aceitação do cliente particular em relação ao Amarok?

À semelhança dos clientes empresariais, a aceitação por parte dos clientes particulares tem sido absolutamente fantástica. Rendidos ao design moderno, aos interiores de excelente qualidade, ao salto tecnológico e ao comportamento dinâmico que fazem deste modelo uma nova referência no mercado.

Temos tendência a associar as pick-up ao condutor dos EUA e não tanto ao europeu. Faz sentido?

As pick-up são produtos globais na realidade. A procura por esta tipologia de veículos atravessa os cinco continentes e obviamente que o tipo de terreno predominante em cada região dita também o nível de procura. É também por esta razão que o condutor dos Estados Unidos é fascinado por veículos pick-up mas não só. O culto por estes automóveis faz parte da história da indústria automóvel norte-americana ao longo de muitas décadas e que deu origem a um produto spin-off que são aos SUV, cujas dimensões são também muito superiores às modelos comercializados na Europa.

Notícias ao Minuto

A introdução de cada vez mais extras tecnológicos e de segurança é um fator essencial, mesmo num veículo pensado para uma condução diferente do automóvel comum?

Sem dúvida. Trata-se de um veículo já com dimensões consideráveis e que, graças aos 30 dispositivos de segurança e de ajudas à condução, tornam o Amarok um automóvel extremamente simples de conduzir, mesmo fora de estrada e em terrenos que à partida poderiam ser considerados difíceis. Graças aos referidos dispositivos, o Novo Volkswagen Amarok conquistou as 5 estrelas Euro NCAP.

Com a evolução do setor automóvel e a constante aposta na eletrificação, a Volkswagen já revelou que a partir de 2030 todos os seus modelos serão elétricos. Sei que poderá ser cedo para a questão, mas quais são os planos que a Volkswagen tem para o futuro do Amarok?

Nunca é cedo para falarmos de um futuro sustentável. Assim sendo, o Grupo Volkswagen tem uma meta claramente definida que é a da redução das emissões de CO2 em 40% até 2030, ao longo do ciclo de vida dos produtos, tendo como base de comparação o ano de 2018. Naturalmente, a oferta do Novo Amarok em termos de motorizações ou sistemas de propulsões estará enquadrado nesse objetivo global.

Todo o nosso plano de produto para o futuro tem como base a sustentabilidade ambiental e a neutralidade carbónica. Já hoje, possuímos a gama de Veículos Comerciais mais moderna do mercado. Com oferta de soluções de mobilidade - quer de pessoas, quer de mercadorias - com propulsões não só a Diesel, como também Híbridos Plug In, como é caso da Volkswagen Multivan, ou 100% elétricos como é o caso do Volkswagen ID.Buzz, fazem da Volkswagen Veículos Comerciais a marca com a mais vasta oferta de soluções não só para utilizações profissionais, mas também de lazer.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório