Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 18º

Eis o novo Dacia Duster. Design renovado e motores híbridos como novidade

Novo design, novas opções de motorização e mais materiais sustentáveis. Chega a Portugal em 2024.

Notícias ao Minuto

09:38 - 29/11/23 por Notícias ao Minuto

Auto Dacia

A Dacia apresentou, esta quarta-feira, a terceira geração do Duster, que já conta com mais de 2,2 milhões de unidades produzidas. Um dos modelos mais vendidos da marca que pertence ao grupo Renault apresenta-se de 'cara lavada' e traz consigo várias novidades.

Além de um design reinventado e mais moderno, o Duster tem agora uma imagem mais robusta, que transmite ainda mais segurança.

"Queríamos que o design exterior e interior fosse realmente consistente. O estilo tenso e resistente do interior faz-nos sentir devidamente protegidos”, afirmou David Durand, diretor de design da Dacia.

Construído sobre a plataforma CMF-B da Renault, o novo Duster traz agora motorizações híbridas. A versão Hybrid 140 não é novidade, uma vez que já a vimos no Jogger, mas está agora disponível no Duster. Esta variante é composta por um motor a gasolina de quatro cilindros, 1,6 litros e 94 cv, assim como conta com dois motores elétricos (um motor de 49 cv e um gerador/motor de arranque de alta tensão). A caixa de velocidades é automática elétrica (com 4 relações para o motor de combustão e 2 relações para o elétrico). Nesta versão Hybrid 140 é possível conduzir em modo totalmente elétrico até 80% do tempo em cidade e os consumos podem ser reduzidos entre 20 a 40%.

Além desta, o Duster está disponível na versão TCe 130, que combina um motor a gasolina de três cilindros e 1,2 litros turbo de nova geração e uma solução híbrida ligeira (mild-hybrid) de 48 V. 

Sem esquecer a tão famosa opção a GPL, o novo Duster poderá também ser adquirido na já famosa versão ECO-G 100, que vem equipada com dois depósitos de 50 litros de gasolina e 50 litros de GPL.

Vale referir ainda que o Duster terá duas opções de tração: 4x2 e 4x4. Nesta última, existem cinco configurações de condução disponíveis: Auto, Snow, Mud/Sand, Off-Road e Eco.

Com chegada marcada para o próximo ano, os preços para Portugal ainda não foram revelados. No entanto, a Dacia garante que "o Novo Duster continuará a cumprir a promessa da Dacia de uma boa relação qualidade-preço. Combinará os preços mais acessíveis do seu segmento, com um compartimento de passageiros maior do que nunca, transformando-se no melhor negócio do mercado".

Fique com todas as imagens do novo Dacia Duster na fotogaleria acima.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório