Meteorologia

  • 24 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 15º

Já sabemos quando o volante 'One Motion Grip' da Lexus chega a Portugal

Lexus RZ será o primeiro modelo a equipá-lo.

Notícias ao Minuto

15:00 - 28/11/23 por Notícias ao Minuto

Auto Lexus

A Lexus confirmou esta terça-feira que vai disponibilizar o novo volante 'One Motion Grip' na Europa a partir do final do próximo ano. O primeiro modelo a equipar este volante com sistema 'steer-by «-wire' será o RZ.

Quanto aos modelos Toyota, esses só irão disponibilizar este tipo de volante em 2025. O primeiro modelo da marca com o 'One Motion Grip' será o bZ4X.

Ao contrário de um sistema de direção convencional, o 'steer-by-wyre' não requer ligação mecânica entre o volante e as rodas, eliminando a tradicional coluna de direção. Contém, sim, uma ligação elétrica que envia os movimentos do volante para as rodas.

Como resultado existe uma resposta instantânea e um controlo de direção mais preciso. Além de que o condutor irá detetar menos oscilação do volante em estradas irregulares e usufruirá de estabilidade do controlo e correção em ventos cruzados fortes, por exemplo.

Uma das preocupações dos engenheiros da Lexus foi garantir que o sistema transmite feedback em todos os momentos, mantendo uma forte conexão entre o condutor e o automóvel. Foram também incluídos processadores 'à prova de falha' e uma fonte de alimentação de emergência, para o caso do sistema perder a sua fonte de alimentação principal.

Com apenas um movimento de 150 graus vai ser possível virar à esquerda ou à direita, sem necessidade de sobrepor as mãos durante as mudanças de direção.

Fique com as imagens do volante 'One Motion Grip' da Toyota e Lexus.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório