Para comemorar os 25 anos como marca oficial do safety car do MotoGP, a BMW quis oferecer um modelo de relevo no BMW M Award do Mundial de motociclismo. Trata-se do BMW XM Red Label, o modelo mais potente de sempre lançado pela marca para o mercado, que faz parte de uma edição limitada de 500 unidades.
Quem o conquistou foi Francesco 'Pecco' Bagnaia, bicampeão do mundo de MotoGP.
O italiano foi o piloto que mais pontos acumulou ao longo das qualificações. Bagnaia conquistou 369 pontos, mais 93 do que o segundo classificado, Jorge Martín, com quem lutou pelo título mundial até à última corrida da temporada.
Equipado com um motor V8 4.4 biturbo, de 577 cv e 750 Nm, o XM Red Label tem ainda um outro motor elétrico (de 194 cv e 279 Nm) integrado na caixa automática de oito velocidades. No total, o poderoso SUV conta com um número impressionante de potência: São 750 cv e 1000 Nm de binário à disposição.
Estes valores permitem que o XM Red Label, de tração integral, cumpra uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,7 segundos. Em modo totalmente elétrico, este híbrido plug-in pode realizar cerca de 84 quilómetros.
Em Portugal, o BMW XM Red Label custa 201.477 euros. Recorde-se que o último vencedor do BMW M Award no Mundial de MotoGP foi, curiosamente, Pecco Bagnaia. O piloto da Ducati levou para casa em 2022 o BMW M3 Competition Touring.