Max Verstappen deu, ao início da tarde deste domingo, por encerrada a temporada de 2023 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 com 'chave de ouro', ao conquistar o Grande Prémio de Abu Dhabi, perfazendo um total de 19 vitórias ao cabo de 22 corridas disputadas.
Mesmo com o título de tricampeão já matematicamente garantido, o piloto neerlandês recusou 'tirar o pé do acelerador', e, depois de partir da frente da grelha, conseguiu, sem grande dificuldade, terminar o traçado do Circuito de Yas Marina na segunda posição.
Charles Leclerc, da Ferrari, foi segundo classificado, e George Russell, da Mercedes, terceiro. Circunstâncias que a juntar ao nono de Lewis Hamilton e ao 15.º de Carlos Sainz, valeram à Mercedes o título de vice-campeã do Mundial de construtores.
Feitas as contas, a Red Bull terminou com 860 pontos, a Mercedes com 409, a Ferrari com 406, a McLaren com 302, a Aston Martin com 280, a Alpine com 120, a Williams com 28, a AlphaTauri 25, a Alfa Romeo com 16 e a Haas com 12.
No que ao Mundial de pilotos diz respeito, Max Verstappen foi primeiro, com 575 pontos, Sergio Pérez segundo, com 285, Lewis Hamilton terceiro, com 234, Fernando Alonso quarto, com 206, e Charles Leclerc fechou o top5, em igualdade com o espanhol.
Leia Também: Os cinco carros de Fórmula 1 mais caros vendidos em leilão