Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 25º

Sabe para que servem as linhas vermelhas do conta-quilómetros?

Estas discretas linhas fornecem-lhe importantes informações. Sabia?

Sabe para que servem as linhas vermelhas do conta-quilómetros?
Notícias ao Minuto

17:02 - 25/10/23 por Notícias ao Minuto

Auto Automóvel

Cada vez mais, os conta-quilómetros são digitais, provando a crescente modernização dos automóveis, que contemplam cada vez mais dispositivos tecnológicos. Contudo, para quem ainda tem um carro antigo, com o conta-quilómetros de agulha, há um pequeno pormenor que possivelmente já se terá questionado para que serve.

Referimo-nos às linhas vermelhas aí existentes e que, por muito discretas que sejam, fornecem informações úteis ao condutor. Sabia?

A primeira coisa a saber é que as linhas vermelhas no velocímetro nem sempre estão intercaladas na mesma posição em todos os automóveis, mas têm todas a mesma função: indicam os limites de velocidade mais comuns.

Assim, o traço vermelho localizado entre os 30 e os 50 Km/h indicam o limite de velocidade máxima em ambientes urbanos, na maioria dos países europeus.

Já as linhas entre os 90 km/h e 130 km/h, indicam a velocidade máxima que é normalmente permitida nas autoestradas e vias rápidas.

No mesmo painel de instrumentos, encontra-se o conta-rotações, que indica o nível de potência exigido pelo motor. Este dispositivo também tem linhas vermelhas, embora ligeiramente diferentes das do conta-quilómetros, mas que também fornecem informações importantes, indica a secção 'Motor e Movilidad' do 20 minutos.

A um determinado número de rotações, perto do fim do conta-rotações, as linhas começam a ficar vermelhas, o que significa que se deve usar a embraiagem para mudar a mudança, antes de chegar a essa zona, para não "esforçar" demasiado o motor e ser muito mais eficiente na condução.

Leia Também: Ia de férias, mas viagem termina... a pé. Foi apanhado a 228 km/h

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório