É o fim de uma era no MotoGP. A construtora Honda anunciou, ao início da tarde desta quarta-feira, que Marc Márquez vai abandonar a equipa no final da presente temporada.
Apesar de ainda ter mais um ano de contrato com a equipa japonesa, o piloto espanhol e a construtora nipónica chegaram a acordo para terminar a ligação depois do fim da temporada 2023 do Campeonato do Mundo de MotoGP.
"Márquez conquistou a sua primeira vitória na categoria rainha a bordo da Honda RC213V no Grande Prémio das Américas em Austin, Texas, em 2013, tornando-se o mais jovem vencedor da categoria rainha e o mais jovem Campeão do Mundo da categoria rainha no final desse ano. Em 2014, defendeu o seu título e venceu as 10 primeiras corridas consecutivas do ano, conquistando também títulos em 2016, 2017, 2018 e 2019 como piloto da HRC com a equipa Repsol Honda", pode ler-se no comunicado.
Minutos depois desta nota, e através das redes sociais, Marc Márquez recorreu às suas redes sociais para deixar uma mensagem, na qual faz um balanço desta ligação.
"Obrigado por esta viagem. 11 anos juntos. Partilhámos momentos inesquecíveis: 6 Campeonatos do Mundo, 5 Tríplices Coroas, 59 vitórias, 101 pódios e 64 poles. Trabalho árduo, determinação e laços que construímos ao longo dos anos. Risos, lágrimas, alegrias, momentos difíceis, mas acima de tudo: uma relação única e irrepetível. Separados, mas sempre juntos!", escreveu Márquez na rede social X (antigo Twitter), numa publicação à qual anexou um vídeo com melhores momentos ao serviço da Honda.
GRACIAS por este gran viaje @hrc_motogp. ️ 11 años juntos.
— Marc Márquez (@marcmarquez93) October 4, 2023
いつもありがとう
Hemos compartido momentos inolvidables: 6 Campeonatos del Mundo, 5 Triples Coronas, 59 victorias, 101 podios y 64 poles. Risas, lloros, alegrías, momentos duros pero lo más importante: una relación… pic.twitter.com/6rYLNfQrC2
Leia Também: "Foi um bom dia, mas azarado". Marc Marquez falha Q2 do GP do Japão