Ott Tänak domina no Chile e está perto do segundo triunfo do ano no WRC
O piloto estónio Ott Tänak (Ford Puma) consolidou hoje a liderança no Rali do Chile, 11.ª prova do Campeonato do Mundo, e está mais perto de somar a segunda vitória esta temporada, depois de ter vencido na Suécia.

© Getty Images

Auto WRC
Tänak, campeão em 2019, terminou o segundo dia de prova com o tempo de 2:36.16,2 horas, deixando na segunda posição o finlandês Teemu Suninen (Hyundai i20), a 58,3 segundos, com o belga Thierry Neuville (Hyundai i20) em terceiro, a 1.12,2 minutos.
Tanto Tänak como Suninen apostaram em levar consigo pneus duros, contra a estratégia de macios dos homens da Toyota, o que se revelou decisivo na especial final da manhã.
O britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), que tinha ascendido a segundo, viu dois dos pneus macios cederem e caiu para quarto, ainda que à frente do companheiro de equipa e líder do campeonato, o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), que está já a 2.24 minutos de Tänak.
"Foi um dia extremamente positivo", admitiu o piloto estónio.
O piloto da Ford sabe que o rali "ainda não acabou" pelo que terá de "manter o ritmo" no domingo.
O quarto lugar de Evans e o quinto de Rovanperä deixam as contas do título adiadas para a ronda seguinte, na Alemanha.
"Tem sido difícil. Os meus pneus estavam completamente de rastos na parte final, mas é o que é. Este não é o cenário ideal mas até esperava pior", comentou Elfyn Evans.
Rovanperä lamentou o pó que apanhou ao longo da jornada.
"É como jogar Super Mário Kart e alguém atira bananas ou cones para a tua frente. Passei metade da [última] especial no meio do pó e perdi muito tempo com isso. Espero conseguir recuperar amanhã [domingo]", concluiu.
O piloto finlandês, que cumpre domingo 23 anos, precisa de terminar a prova com mais 28 pontos do que Evans, o que só se concretiza com uma vitória, o que parece improvável nesta altura.
No domingo, os pilotos enfrentam quatro especiais, com um total de 54,12 quilómetros cronometrados.
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários