Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 16º

Miguel Oliveira foi 14.º classificado na corrida sprint do Japão

O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) terminou hoje na 14.ª posição a corrida sprint do Grande Prémio do Japão de MotoGP, ganha pelo espanhol Jorge Martin (Ducati), que se aproximou novamente do líder do campeonato.

Miguel Oliveira foi 14.º classificado na corrida sprint do Japão
Notícias ao Minuto

08:54 - 30/09/23 por Lusa

Auto MotoGP

O piloto luso, que partiu da 16.ª posição da grelha, cortou a meta a 18,092 segundos do vencedor, Jorge Martin, que deixou na segunda posição o sul-africano Brad Binder (KTM), a 1,390 segundos, com o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) em terceiro, a 5,279.

Miguel Oliveira não conseguiu passar à segunda fase da qualificação para esta 14.ª ronda da temporada.

Quem seguiu da Q1 para a Q2 foram os espanhóis Marc Márquez (Honda) e Raul Fernandez (Aprilia), companheiro de equipa do português na RNF.

Na Q2, Jorge Martin bateu, novamente, o recorde do circuito de Motegi, no Japão, depois de Brad Binder o ter feito na véspera, estabelecendo a melhor volta em 1:43,198 minutos.

Na corrida, Oliveira não partiu bem, atrasou-se no meio do pelotão, enquanto Jorge Martin partiu como uma bala, com o objetivo de voltar a recuperar pontos a Francesco Bagnaia, líder do campeonato à partida desta prova, com mais 13 pontos.

O italiano, campeão mundial em título, arrancou da segunda posição, mas viu-se engolido pelas duas KTM, de Binder e do australiano Jack Miller.

Enquanto Martin descolava da concorrência na frente da corrida, Bagnaia entretinha-se a tentar recuperar um lugar no pódio.

Ao fim da primeira volta, Miguel Oliveira já era novamente 16.º, escalando mais duas posições até final da corrida.

Bagnaia conseguiu desenvencilhar-se de Jack Miller e chegar ao degrau mais baixo do pódio, mas a vitória na corrida sprint, a quinta esta temporada, permitiu a Jorge Martin recuperar mais cinco pontos na luta pelo campeonato.

"Sinceramente, esperava mais. Tive problemas com a tração da roda traseira. Mas temos de estar felizes com o que temos. O Jorge está no seu melhor momento da temporada, mas temos de manter a calma", frisou 'Pecco' Bagnaia.

O italiano continua a liderar o campeonato, com 299 pontos, mas tem, agora, o piloto madrileno a apenas oito de distância.

"Encontrámos o nosso ritmo. Agora vamos atrás de nova vitória amanhã", prometeu.

Miguel Oliveira mantém o 13.º lugar com que partiu, com os mesmos 69 pontos.

Entre os construtores, lidera a Ducati, com 456 pontos.

Domingo disputa-se a corrida principal.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório