Meteorologia

  • 09 OCTOBER 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 22º

Miguel Oliveira em 12.º na corrida sprint da Índia

O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje 12.º classificado na corrida sprint do Grande Prémio da Índia de MotoGP, prova em estreia no calendário mundial, em Nova Deli.

Miguel Oliveira em 12.º na corrida sprint da Índia
Notícias ao Minuto

13:33 - 23/09/23 por Lusa

Auto MotoGP

O piloto da Aprilia, que partiu da 18.ª posição, terminou as 11 voltas ao traçado de Buddh a 15,096 segundos do vencedor, o espanhol Jorge Martin (Ducati), que deixou o campeão Francesco Bagnaia (Ducati) em segundo, a 1,389 segundos, com o espanhol Marc Márquez (Honda) em terceiro, a 2,405.

Martin, que largou da segunda posição, tornou-se o primeiro piloto a vencer duas corridas sprint consecutivas, depois de ter triunfado há duas semanas, em San Marino, onde ganhou também a corrida principal.

Miguel Oliveira foi o nono mais rápido na Q1, a primeira fase da qualificação, mas beneficiou da ausência do espanhol Alex Márquez (Ducati) da corrida, devido a lesão contraída ainda na qualificação, para ganhar uma posição na grelha.

O mais novo dos irmãos Márquez caiu no final da sessão e fraturou três costelas, falhando a prova deste fim de semana. Também vai estar ausente da próxima corrida, no Japão.

A sprint de hoje começou com uma hora e meia de atraso relativamente ao inicialmente previsto, devido à chuva que se abateu sobre o circuito de Buddh, perto de Nova Deli, que levantou preocupações sobre a segurança do traçado aos pilotos.

A organização do Mundial proporcionou uma sessão extraordinária de treinos livres, de 15 minutos, para os pilotos se habituarem ao piso molhado, mas a corrida esteve mesmo em causa, devido à proximidade dos muros de betão do asfalto em alguns locais da pista.

No entanto, o piso começou a secar e levou a novo adiamento, para preparar a corrida em piso seco.

O arranque ficou marcado pela queda de Luca Marini (Ducati), Marco Bezzechi (Ducati), Pol Espargaró (GasGas), Stefan Bradl (Honda) e Augusto Fernandez (GasGas).

Miguel Oliveira saltou para 11.º, mas foi forçado a ceder uma posição por ultrapassagem com bandeiras amarelas, acabando por perder mais dois lugares, para Bezzecchi e Fábio DiGiannantonio (Ducati). Logo a seguir, subiu a 13.º, com a queda de Joan Mir (Honda), na quarta volta. Acabaria em 12.º.

Já Martin, imprimiu forte ritmo desde o início, cavando uma vantagem segura para a concorrência, com Bagnaia sempre em segundo.

Marc Márquez garantiu o regresso ao pódio depois de já ter sido terceiro classificado na corrida sprint de abertura do campeonato, em Portugal.

Com estes resultados, Bagnaia mantém a liderança do campeonato, com 292 pontos, mais 33 do que Martin, que é segundo.

Marco Bezzecchi, que largara da 'pole position', ainda recuperou da queda inicial para o quinto posto final, sendo o terceiro do campeonato.

O GP da Índia é a 13.ª prova da temporada das 20 previstas.

Domingo disputa-se a corrida principal.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório