Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2024
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 14º

Confirmado. Há já milhões de carros que podem usar combustível sintético

Testes da Stellantis em parceria com a Aramco foram positivos.

Confirmado. Há já milhões de carros que podem usar combustível sintético
Notícias ao Minuto

10:16 - 06/09/23 por Notícias ao Minuto

Auto STELLANTIS

A Stellantis já tinha informado que os testes com combustíveis sintéticos aplicados aos seus automóveis lançados desde 2014 estavam em andamento. A boa e mais recente notícia é que os testes foram... positivos.

O grupo automóvel que detém marcas como a Peugeot, Citroën, Opel, Alfa Romeo ou Jeep, concluiu que 24 famílias de motores que equipam veículos europeus comercializados desde 2014, representando 28 milhões de carros em circulação, estão aptas a utilizar combustíveis sintéticos avançados sem qualquer modificação nas mecânicas.

De acordo com a Stellantis, esta conclusão chegou após meses de testes nos seus centros técnicos em toda a Europa. Estes foram realizados utilizando 'eFuels' alternativos fornecidos pela Aramco, uma das principais empresas de energia e de produtos químicos do mundo.

A utilização de combustíveis sintéticos em 28 milhões de veículos pode fazer com que sejam reduzidas 400 milhões de toneladas de CO2 na Europa entre 2025 e 2050. Os testes dos 'eFuels' alternativos realizados pela Stellantis abrangem analises às emissões no tubo de escape, capacidade de arranque, potência do motor, duração da fiabilidade, diluição do óleo, depósito de combustível, canais e filtros de combustível, bem como o desempenho do combustível em temperaturas de frio e calor extremos.

O que são os eFuels?

O eFuel de baixo teor de carbono é um combustível sintético produzido pela reação do CO2, capturado diretamente da atmosfera ou de uma instalação industrial, com hidrogénio renovável. A utilização de eFuels de baixo teor de carbono tem o potencial de reduzir as emissões de dióxido de carbono dos veículos de combustão interna existentes em pelo menos 70%, com base no ciclo de vida, em comparação com os combustíveis convencionais.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório