Toyota retoma operações em 12 fábricas no Japão após falha informática

A construtora automóvel japonesa Toyota Motor retomou hoje as operações em 12 das 14 fábricas no país, após uma falha no sistema informático, ainda sob investigação.

Toyota retoma operações em 12 fábricas no Japão após falha informática

© Lusa

Lusa
30/08/2023 07:11 ‧ 30/08/2023 por Lusa

Auto

Toyota

A empresa, com sede em Aichi, no centro do Japão, anunciou que as restantes duas fábricas poderão retomar o trabalho durante a tarde, depois de todas as 28 linhas de produção no país terem ficado paralisadas por mais de um dia.

A falha, tornada pública na terça-feira, envolvia o sistema que processa as encomendas de peças para os veículos da Toyota Motor, explicou a construtora, que foi obrigada a acionar um sistema de suporte.

As ações da empresa abriram em terreno positivo na bolsa de Tóquio e estavam a negociar com uma subida de 1,09% às 11:00 (04:00 em Lisboa), na sequência do anúncio.

A Toyota Motor disse estar a investigar a falha, mas salientou não se tratar, em princípio, de um ciberataque.

Em março, a empresa foi obrigada a suspender a produção em todas as fábricas no país, na sequência de um ataque informático a um dos fornecedores, o que afetou a plataforma de encomendas.

As autoridades japonesas analisaram o caso para determinar a origem, que ocorreu pouco depois de vários países terem alertado para a possibilidade de a Rússia realizar ciberataques contra nações que apoiaram sanções contra o Kremlin devido à invasão da Ucrânia.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas