Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 26º

Como rentabilizar a autonomia de um elétrico?

Condução eficiente ou reduzir o tempo da climatização ligada é benéfico para realizar mais quilómetros com uma só carga.

Como rentabilizar a autonomia de um elétrico?
Notícias ao Minuto

12:13 - 25/08/23 por Notícias ao Minuto

Auto Elétrico

Com um automóvel elétrico podemos ter alguns cuidados para que a autonomia possa ser rentabilizada ao máximo. Como? É o que explicamos neste artigo.

Primeiro de tudo há que fazer menção aos fatores externos que têm implicação na autonomia. O clima, a morfologia do terreno ou a velocidade a que se circula têm impacto na autonomia final de um elétrico.

Quanto mais depressa conduzir, mais rapidamente a autonomia diminuirá. Isto é claro para todos, mas segundo alguns estudos, reduzir a velocidade média em 10 km/h permite uma poupança de energia de quase 15%.

Ajustar a temperatura interior do seu automóvel antes de sair de casa também pode ser benéfico. Este processo pode normalmente ser iniciado e controlado através de uma aplicação para smartphone ou programado previamente no próprio menu do automóvel.

Quanto mais dispositivos elétricos ligar dentro do automóvel, mais energia irá consumir. Por isso, para poupar, utilize apenas o necessário. Se estiver a viajar sozinho e se a função estiver disponível, utilize a definição de "apenas o condutor" do ar condicionado, ou, melhor ainda, desligue-o sempre que possível.

Além de tudo isto, utilizar o modo de condução "Eco", disponível em praticamente todos os elétricos, ajuda a obter uma condução mais eficiente. Por fim, tal como num modelo a combustão, não se esqueça de verificar a pressão dos pneus, uma vez que a pressão correta ajuda a reduzir o atrito.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório