Meteorologia

  • 19 JULHO 2024
Tempo
27º
MIN 19º MÁX 32º

Exportações de componentes automóveis em Portugal batem novo recorde

Ultrapassaram os 1.000 milhões de euros novamente.

Exportações de componentes automóveis em Portugal batem novo recorde
Notícias ao Minuto

12:56 - 10/08/23 por Notícias ao Minuto

Auto Exportações

As exportações de componentes para automóveis em Portugal continuam a aumentar. No passado mês de junho, o valor ultrapassou os 1.000 milhões de euros, pelo segundo mês consecutivo, registando uma subida de 20,1% face ao mesmo mês de 2022.

De acordo com os dados recolhidos pela AFIA - Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, este crescimento de dois dígitos, representa uma subida pelo 14.º mês consecutivo, o que mostra um ritmo superior às exportações nacionais de bens, que neste mesmo período diminuíram 3,4%.

Neste momento, segundo a  AFIA, as exportações de componentes automóveis "são um dos motores do crescimento económico de Portugal".

De janeiro a junho deste ano, ou seja no primeiro semestre de 2023, as exportações de componentes automóveis ultrapassaram os 6.000 milhões de euros, o que se traduz num acréscimo de 21,2% face ao primeiro semestre do ano passado.

Importante realçar que, em 2023, 70% das exportações portuguesas de componentes automóveis continuam a pertencer a 5 países principais - Espanha, Alemanha, França e Eslováquia e, agora também o Reino Unido, substituindo os Estados Unidos da América neste top 5.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório