Não será a primeira vez que o Papa irá circular no seu Mercedes-Benz G 500. Aliás, este é o veículo que costuma utilizar nas suas visitas.
Diretamente do Vaticano, este G 500 adaptado às funções papais, chegou a Portugal no dia 23 de julho, via aérea, segundo o Auto ao Minuto conseguiu apurar.
O transporte foi feito pela Força Aérea Portuguesa através de um C-130H da Esquadra 501 - "Bisontes", que foi até Roma levantar a viatura.
Com a matrícula SCV 1 (Stato della Città del Vaticano) com o algarismo a representar a hierarquia do Papa na Igreja Católica, este veículo está equipado com um motor V8, capaz de debitar 422 cv de potência.
Oferecido ao Vaticano em novembro de 2007, este G 500 - modelo 463 - descapotável e com um para-brisas retrátil foi estreado pelo Papa Bento XVI. Este veículo pode também receber um teto fechado, caso as condições meteorológicas não sejam as melhores.
Esta é já uma história antiga entre a Igreja e a Mercedes-Benz, uma vez que o primeiro papamóvel da marca alemã estreou-se em 1980, já lá vão 43 anos. Entregue ao Papa João Paulo II, a sua primeira viagem num 230 G, branco com detalhes dourados, decorreu numa visita à Alemanha, precisamente em 1980.