Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 19º

Já lá vão 30 anos de um clássico da Opel

Corsa B foi o primeiro da sua classe com barras de proteção duplas nas portas e tensores de cintos de segurança.

Notícias ao Minuto

11:18 - 24/07/23 por Notícias ao Minuto

Auto Opel

Lançado em 1982, o Opel Corsa conta com mais de 14,5 milhões de unidades produzidas. No entanto, dentro das várias gerações há uma delas que foi particularmente marcante e que este ano celebra o seu 30.º anivesário.

O Corsa B foi lançado em 1993 e foi um verdadeiro sucesso, tendo ultrapassado as 4 milhões de unidades vendidas no ano de 2000.

Hideo Kodama foi o chefe de design do Corsa B e foi ele que decidiu dar linhas mais redondas a este modelo. As formas suaves e arredondadas foram inspiradas no concept car Junior, que tinha causado furor alguns anos antes. Mas os contornos harmoniosos e fluidos também tinham um efeito prático: melhoravam a aerodinâmica e, por conseguinte, reduziam o consumo de combustível.

O Corsa B destacou-se especialmente pela sua vasta gama de versões. Cinco níveis de equipamento, do Eco ao Swing, Joy e Sport ao GSi, oferecia opções para todos os gostos, também graças aos padrões dos tecidos e às cores a condizer. Depois, em alguns mercados, a Opel complementou as berlinas de três e cinco portas com uma carrinha, uma versão de três volumes e até uma pick-up.

O Corsa B foi também o primeiro da sua classe com barras de proteção duplas nas portas e tensores de cintos de segurança.

Com uma versão desportiva, o GSi 16V apresentava soleiras laterais e para-choques em cor combinada, bem como spoilers dianteiros e traseiros. O equipamento de série incluía também ABS controlado eletronicamente, um conta-rotações e pneus mais largos.

Este era capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9,5 segundos e de atingir uma velocidade máxima de 195 km/h. 

Quanto a consumos foi também uma referência. Com o motor de 1,2 litros (45 cv), o Corsa apresentava um consumo médio de 4,66 l/100 km e o Corsa Eco foi considerado o "o automóvel mais económico da Europa" em termos de peso e de desempenho, segundo o ADAC e o ÖAMTC. Importa ainda dizer que em 1993 já cumpria as normas de emissões, que só entraram em vigor três anos mais tarde. 

Recorde um clássico que este ano já cumpre... 30 anos de existência.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório