Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Os Volkswagen que ajudam a salvar vidas voltam à ação

Projeto 'SeaWatch' arranca pelo 13.º ano consecutivo.

Os Volkswagen que ajudam a salvar vidas voltam à ação
Notícias ao Minuto

08:45 - 01/06/23 por Ruben Valente

Auto SeaWatch

A época balnear nas praias no Centro e Sul do país abre esta quinta-feira. Neste dia 1 de junho arranca também o 13.º ano do projeto 'SeaWatch' e foi a propósito do mesmo que o Auto ao Minuto entrevistou Ricardo Vieira, diretor-geral da Volkswagen Veículos Comerciais.

Este departamento da fabricante alemã, através da SIVA|PHS tem desde 2011 uma parceria com o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), ao abrigo da qual fornece uma frota para a realização de primeiros socorros nas praias portuguesas, mas não só. Só no último ano esta parceria permitiu realizar o salvamento de 53 veraneantes, 279 assistências de primeiros socorros e 19 buscas com sucesso de crianças perdidas.

Este ano, a Volkswagen Veículos Comerciais vai colocar à disposição do ISN 32 veículos (30 Amarok, um ID.Buzz e um Multivan).

Sublinhe-se que o Volkswagen Amarok, que tem sido o veículo de eleição para assegurar a vigilância motorizada nas zonas balneares onde não existem nadadores-salvadores, conta já com mais de quatro milhões de quilómetros percorridos e mais de 300 unidades cedidas pela Volkswagen ao longo destes 12 anos.

Notícias ao Minuto Amarok de nova geração fará parte da frota ao dispor do ISN© Volkswagen

A ligação entre o ISN e a SIVA vai já para o seu 13.º ano. Qual a importância deste projeto para a Volkswagen Veículos Comerciais?

Atualmente, olhamos para o Seawatch como a nossa missão no âmbito da responsabilidade social da Volkswagen Veículos Comerciais. Com a cedência de 32 viaturas ao ISN e apoio ao longo da época balnear, voltamos a contribuir para o reforço da segurança das praias portuguesas.

Tudo isto não seria possível sem o importante apoio dos nossos parceiros que voltam a dar-nos um voto de confiança para este ano, como são os casos da bp Portugal, da Volkswagen Financial Services e da Ageas Seguros. Juntos ajudamos a garantir uma maior proteção e patrulhamento nas praias portuguesas.

Este ano marca a estreia da nova geração Amarok. Trata-se de um modelo totalmente novo, desenvolvido de raíz com a mais recente tecnologia e um novo design

Sei que os 30 Volkswagen Amarok disponibilizados são da nova geração. Em que praias os poderemos ver?

Para mim é um motivo de orgulho dizer que atualmente o Seawatch está presente em Portugal continental e também nas ilhas. Isto mostra que queremos marcar presença no máximo de locais possíveis do nosso país, para que seja possível vigiar e prestar socorro, qualquer que seja a localidade. De forma detalhada, os 30 Volkswagen Amarok vão estar ao serviço das capitanias de Caminha, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Leixões, Douro, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche, Cascais, Lisboa, Setúbal, Sines, Lagos, Portimão, Vila Real de Santo António, Ponta Delgada, Horta e Porto Santo.

Como referido e bem, este ano marca também a estreia da nova geração Amarok. Trata-se de um modelo totalmente novo, desenvolvido de raíz com a mais recente tecnologia e um novo design, contando ainda com inúmeros e avançados sistemas de assistência que oferecem mais apoio à condução do que as gerações anteriores. Já na parte off-road o destaque vai para as novas motorizações, diferentes modos de condução, com destaque ao modo especial 4x4 automático, de pneus todo-o-terreno, maior altura de passagem submersa, bem como a capacidade de reboque de 3.500 kg para todas as transmissões automáticas, assim como outros detalhes inteligentes para a condução diária. Quaisquer que sejam as exigências, o novo Amarok realiza-as sem esforço.

Existe o cuidado de disponibilizarem sempre os vossos modelos mais recentes?

Todos os anos a frota que disponibilizamos para o Seawatch é completamente nova. Isto é, todos os veículos, além de saírem da fábrica, são preparados de forma meticulosa para as condições exigentes que os espera e, além disso, toda a manutenção durante a época balnear é feita pela Volkswagen Veículos Comerciais e pelos respetivos concessionários que também dão este apoio importantíssimo.

É, por isso, que desde a primeira edição já fornecemos mais de 300 viaturas dedicadas a este projeto, sendo esse também um sinal claro não só da nossa responsabilidade, como também de parte ativa para apoiar a vigilância motorizada nas zonas balneares onde não existem nadadores-salvadores.

ID.Buzz e Multivan servirão sobretudo para apoio à operação diária do SeaWatch

Além dos novos Amarok, a Volkswagen também distribuirá um Multivan e um ID.Buzz. Qual é a finalidade destes dois modelos e de que forma serão distribuídos?

A estrutura interna do ISN contará com uma unidade do Volkswagen Amarok, um ID.BUZZ e um Multivan. Estas duas últimas viaturas servirão sobretudo para apoio à operação diária do Seawatch, complementando toda a atividade mais exigente que é da responsabilidade da frota de Amarok.

Com a cedência do ID. BUZZ e Multivan, mostramos também que a Volkswagen conta com soluções perfeitamente adaptadas para os diversos cenários de utilização no dia-a-dia e são também uma verdadeira mais-valia para este projeto do Seawatch. Aproveito para recordar que no passado também disponibilizámos uma Caddy e que foi bastante elogiada pelos operacionais pois permitiu uma utilização diária para funções muito específicas, sempre que foi 'chamada ao serviço'.

Notícias ao Minuto O ID.Buzz também fará parte da frota de 2023© Volkswagen

Como são preparados estes veículos para as suas missões de salvamento?

É importante começar por referir que a preparação é feita pela Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal, como forma de complemento à preparação feita logo na fábrica. No caso específico das viaturas, são feitas intervenções com o objetivo de proteger determinadas áreas da água salgada, nomeadamente toda a área inferior das viaturas por exemplo. Além disso, os Amarok são adaptados para enfrentar todos os percursos, mesmo os mais exigentes. 

Os Amarok apenas servem para o auxílio nas praias ou em caso de emergência podem realizar o transporte de pessoas até aos hospitais?

Estas unidades estão equipadas com meios de primeiros socorros e de reanimação, nomeadamente desfibrilhadores, para assistência imediata aos banhistas. No caso de necessidade de serem transportados para os hospitais, tal será realizado através de ambulância.

Que expectativas existem para o projeto Seawatch de 2023?

A nossa expectativa é sempre a mesma: dar todas as condições possíveis para que os militares da Marinha possam desenvolver as suas atividades, sobretudo em situações de emergência. Claro que gostaríamos que a época balnear chegasse ao fim sem sobressaltos, mas sendo isso praticamente impossível de acontecer, queremos que quem está no terreno sinta que tem o equipamento necessário e total segurança a bordo da Volkswagen Amarok.

No final da presente época balnear, que destino terão os veículos disponibilizados?

Terminada a missão dos Volkswagen Amarok com o fim da época balnear, as viaturas são alvo de uma inspeção minuciosa e, se se verificar que é necessário, são reparados para que possam ser comercializados através da nossa rede de concessionários, com garantia do fabricante.

Notícias ao Minuto Projeto SeaWatch entrará no seu 13.º ano © Volkswagen  

Leia Também: "Igualdade de preços entre elétricos e térmicos? Em 2025"

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório